segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vice-PM: Pescadores indonésios violaram espaço marítimo, questão está a ser investigada



MSE - Lusa

Díli, 13 fev (Lusa) - O vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, José Luís Guterres, disse hoje à agência Lusa que os barcos e pescadores indonésios detidos pelas autoridades timorenses violaram o espaço marítimo e que a questão está a ser investigada.

"As nossas forças navais capturaram alguns barcos indonésios dentro das nossas águas territoriais. Os barcos foram apreendidos e neste momento os barcos e pescadores indonésios estão em Timor e está a decorrer uma investigação para se saber o que aconteceu", explicou o vice-primeiro-ministro.

O governo da Indonésia disse no passado dia 05 estar a tentar libertar seis pescadores da província indonésia de Sulawesi do Sul detidos pela polícia de Timor-Leste.

"Não vamos ficar inativos no que diz respeito à prisão dos nossos pescadores pela polícia do país vizinho", afirmou o ministro da Pesca e Recursos Naturais indonésio, Sharif Sutardjo, citado pela agência noticiosa indonésia Antara.

José Luís Guterres disse também que no sábado recebeu o administrador de Sulawesi e o advogado dos armadores, que informaram que se registou uma "avaria nos motores e os barcos foram arrastados pelo vento e pelas águas".

"Disseram que não havia nenhuma intenção de violar o espaço marítimo", acrescentou.

José Luís Guterres salientou o processo de investigação está a decorrer e logo que é "uma questão de tempo até o assunto ser resolvido".

Sem comentários:

Mais lidas da semana