domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vice-presidente chinês nos Estados Unidos, a caminho da consagração global



António Caeiro, da Agência Lusa

Pequim, 12 fev (Lusa) - O vice-presidente chinês, Xi Jinping, chega na segunda-feira a Washington, primeira etapa de uma viagem destinada a promover o seu estatuto internacional no ano em que deverá ascender ao topo da liderança chinesa.

Se tudo correr como previsto, no segundo semestre de 2012, Xi Jinping substituirá o presidente Hu Jintao na chefia do Partido Comunista Chinês (PCC) e em março de 2013 assumirá também o cargo de Presidente da República.

O futuro líder da China vai encontrar-se na terça-feira com o presidente Obama, na Casa Branca, e no dia seguinte visitará o Pentágono, mas a parte mais mediática do programa - e com maior impacto na opinião norte-americana - está reservada para outros palcos.

Xi Jinping visitará uma família norte-americana no estado de Iowa e depois irá a Los Angeles, onde deverá tornar-se o primeiro líder chinês a assistir a um jogo da NBA, entre os L.A. Lakers e os Phoenix Suns, disse o Wall Street Journal.

"Há um défice de confiança" nas relações sino-norte-americanas, afirmou um vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Cui Tiankai, acerca da viagem de Xi Jinping.

Estados Unidos e China são as duas maiores economias do mundo e encarnam a mais importante relação bilateral do século XXI.

"O nível de confiança mútua entre a China e os Estados Unidos está aquém do que o dsenvolvimento das nossas relações exige", realçou Cui Tiankai.

Filho de um antigo vice-primeiro-ministro, o general Xi Zhongxun, e casado com uma cantora muito popular, Peng Liyuan, Xi Jinping é considerado um "príncipe vermelho".

Até Xi Jinping ascender ao Comité Permanente do Politburo do PCC, em novembro de 2007, Peng Liyuan era até mais conhecida que o marido, e diz-se que a filha do casal estuda numa universidade norte-americana.

O Comité Permanente do Politburo, composto por apenas nove elementos, é a cúpula do poder na China.

Depois de ter entrado naquele órgão, Xi Jinping foi sucessivamente nomeado vice-presidente da República e vice-presidente da Comissão Militar Central, os últimos degraus antes de chegar ao topo da hierarquia.

Xi Jinping permanecerá nos Estados Unidos até sexta-feira, seguindo depois para a Irlanda.

O périplo termina na Turquia, uma potência emergente, na fronteira entre a Europa e o conturbado mundo árabe.

Na terminologia comunista, Xi Jinping, 58 anos, representa "a quinta-geração de líderes da Nova China", depois de Mao Zedong, Deng Xiaoping, Jiang Zemin e Hu Jintao, que completará este ano o segundo e último mandato como secretário-geral do PCC.

Com Hu Jintao, nascido em 1942, sairão seis outros membros do Comité Permanente do Politburo, entre os quais o primeiro-ministro, Wen Jiabao, e o presidente da Assembleia Nacional Popular, Wu Bangguo.

Além de Xi Jinping, ficará apenas Li Leqiang, 55 anos, que deverá substituir Wen Jiabao na chefia do governo, consolidando a ascenção ao poder da geração que chegou à idade adulta no tempo da Grande Revolução Cultural Proletária (1966-76) e que governará a China durante a próxima década.

Sem comentários:

Mais lidas da semana