sábado, 10 de março de 2012

Angola: CARRASCOS DE JES-MPLA MASSACRAM, PRENDEM E RAPTAM MANIFESTANTES




Em recente contacto com Luanda, Página Global recolheu informações sobre a repressão aos manifestantes que hoje se dispuseram a contestar a nomeação e entrega de cargo de presidente da Comissão Nacional de Eleições de Angola a Susana Inglês, por não reunir os requisitos legais exigidos, por isso contestada por toda a oposição ao regime do ditador José Eduardo dos Santos-MPLA.

Para além dos espancamentos brutais com que a polícia recebeu os manifestantes também fez detenções e existem famílias que denunciam o desaparecimento de angolanos que integravam a manifestação e que ao procurarem nos postos de polícia lhes dizem que não sabem seu paradeiro porque não os detiveram, configurando o clássico rapto tão ao jeito dos algozes de JES. Os familiares exigem uma explicação que não lhes está a ser dada.

Do ocorrido hoje recorremos ao noticiado em baixo pelo Club K para complementar o mais possível a informação existente sobre este atentado à democracia e liberdade em Angola. (Redação PG)

Polícia recorre a violência e faz 5 feridos graves na manifestação de sábado

Luanda - Os organizadores das manifestações em Angola dizem que há feridos e pessoas detidas após as as tentativas de manifestação. Os relatos que nos cheguem dão conta de protestos, tanto em Luanda como em Benguela. Adão Ramos, um dos organizadores da manifestação diz que há 5 feridos graves.

A agência Lusa diz que vários civis têm armas brancas e cabos elétricos para controlarem os acessos à Praça da Independência e a baterem nalguns jovens, enquadrados por um grande dispositivo de polícias a pé.

Em Benguela, segundo contacto telefónico da Lusa com Hugo Kalombo, um dos organizadores da manifestação naquela cidade do centro litoral de Angola, quem atendeu, um jovem que se identificou como Gando, informou que Hugo Kalombo e mais duas pessoas tinham sido detidos por agentes da Polícia de Intervenção Rápida.

A Lusa contactou também telefonicamente Vienas, dirigente do Bloco Democrático, partido da oposição, em Benguela, que confirmou a detenção de Hugo Kalombo, de Samalata, jornalista da Rádio Despertar, afeta à UNITA, e de GC Lufendo, da organização não-governamental OMUNGA.

Em Luanda, depois da tentativa de concentração no local conhecido por Tanque do Cazenga, para organizar a manifestação antigovernamental marcada para a Praça da Independência, dispersada à bastonada pela polícia, os manifestantes optaram por dispersar e tentar chegar à zona da manifestação em pequenos grupos. Aqui, a reportagem da Lusa testemunhou a atuação musculada de civis armados com armas brancas e cabos elétricos, a espancar alguns jovens, que eram levados, enquadrados pela polícia, para zonas vizinhas de difícil acesso. Outros jovens, com mochilas, foram interpelados pela polícia e pelos civis empunhando armas brancas, e obrigados a revelar o que transportavam.

A Lusa contactou o comandante Nestor Goubel, porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, que disse não ter informações sobre o que se estava a passar na Praça da Independência e tentativas de contactos posteriores revelaram-se impossíveis de concretizar. Nesta iniciativa, convocada pelo autodenominado Movimento Revolucionário Estudantil, os organizadores exigem o afastamento da presidente da Comissão Nacional Eleitoral e a demissão do Presidente José Eduardo dos Santos.

A manifestação de Luanda visa protestar contra a designação de Suzana Inglês para a presidência da CNE, que desencadeou uma série de iniciativas dos três maiores partidos da oposição com representação parlamentar, UNITA, PRS e FNLA, junto do Conselho Superior da Magistratura Judicial e do Tribunal Supremo, onde interpuseram uma providência cautelar, e que foram liminarmente rejeitadas por estes dois órgãos judiciais.

Filomeno Vieira Lopes espancado e hospitalizado

Luanda - Fontes seguras confirmaram ao Club-k.net que o Secretário do partido Bloco Democrático, o carismático Filomeno Vieira Lopes, foi brutalmente agredido por agentes da DPIC a civis nas imediações do local aonde se pretendia realizar a marcha de protesto contra a designação de Suzana Inglês para a presidência da CNE

As nossas fontes, que continuam a recolher os detalhes específicos sobre este "infausto" contra Filomeno Vieira Lopes, confirmaram por outro lado que o mesmo foi inicialmente socorrido no hospital militar e posteriormente transferido para a clínica privada da Girasol.

Polícia detém líder da OMUNGA na manifestação em Benguela

Jornalistas entre os detidos

Luanda - Três pessoas, incluindo um dos líder da organização não governamental OMUNGA "em serviço na qualidade de observador dos direitos humanos de Africa", Jessy Lufendo, foram detidas pela policia nacional em Benguela neste sábado, 10, quando se concentravam no largo da PEÇA, no sentido de protestarem contra a nomeação de Susana Inglês a presidente da Comissão Nacional Eleitoral, consequentemente exigir a sua exoneração.

A manifestação era organizada por um grupo de jovens da cidade capital da província de Benguela e estava marcada para acontecer no principio da tarde deste sábado, e tinha o seu ponto de partida marcado para o jardim defronte a Escola 10 de Fevereiro, com culmino no jardim defronte ao mercado municipal " mais conhecido como jardim milionário"; mas o executivo de Benguela proibiu o evento a pretexto de não obedecer a lei. Segundo alegava na nota entregue quinta-feira aos organizadores o percurso escolhido encontravam-se duas sedes de partidos políticos, "no caso o MPLA" .

Em conferência de imprensa o comandante provincial da ordem publica, superintendente-chefe Carlos Mota (na foto), a detenção deveu-se ao facto dos manifestantes terem sido proibidos pelo executivo a realizarem a marcha. nós como o garante da lei e ao serviço do Estado angolano e da segurança publica, tivemos de agir para evitar situações que podia por em perigo a segurança dos cidadãos benguelenses, sublinhou o oficial superior da policia nacional.

o comandante provincial da ordem publica, superintendente-chefe Carlos Mota, fez ainda saber que os detidos serão apresentados na próxima segunda-feira, 12, ao Ministério Publico e consequentemente apresentados ao tribunal para um julgamento sumario, sob acusação de crime de "arruaça", segunda palavras do Carlos Mota.

A conferência de imprensa presidida pelo comandante provincial da ordem publica, superintendente-chefe Carlo, foi antecedida da apresentação formal dos três manifestantes. Na ocasião Jessy Lufendo contou que foi detido por um agente da policia nacional que estava a paisana, que quase o violentou tendo ficado com os seus equipamento nomeadamente: Uma maquina de filmagem e de fotografia. O activista dos direitos humanos ao serviço da OMUNGA denunciou ainda que após a detenção foram conduzido a uma esquadra da policia nacional que fica no bairro 11 de Novembro e colocado numa cela " onde havia urina e cheira fezes" onde foram submetido a tortura psicológica.

Outra o detido que falou aos jornalistas foi o jovem Hugo Calumbo um dos rostos da organização que afirmou que agiram dentro da legalidade. Jovem aproveitou a ocasião para desmentir a informação postas a circular, segundo a qual estariam a agir a mando de partidos políticos. Nós estamos agir por vontade própria porque estamos cansados deste governo que não respeita os cidadão e muito menos a lei, sentenciou.

Antes da manifestação assistiu-se um ambiente pouco habitual na cidade capital da província de Benguela caracterizada pela presença em massa de agentes da policia, ou seja, das unidades caninas e anti-choque, o que gerou algum pânico, tendo mesmo alguns munícipes não saído a rua com medo de confrontações.

Entretanto o jornalista do Semanário do Folha-8, Israel Samalata havia sido também detido, mas livrou-se da cadeia após ter-se posto em fuga" valeu-lhe a corrida e jornalista Nelson Sul colaboradores da voz da Alemanha teria sido detido nas instalações da policia de investigação criminal sob acusação de fazer parte do grupo de jovens que organizou a manifestação. O jornalista livrou-se da cadeia graças a intervenção do porta-voz da policia nacional em Benguela, conhecido por Nogueira que confirmou a identidade do jornalista.

Rapper Luaty agredido brutalmente

Luanda - A manifestação convocada para hoje com o propósito de exigir a destituição de Suzana Inglês na presidência da CNE, terminou com massacres, tiros, agressões e sequestro de vários jovens.

Informações de última hora relatam que o regime angolano de José Eduardo dos Santos disponibilizou um forte aparato militar não só para dispersar os manifestantes mas prender os organizadores.

"A situação é gravíssima em lunada", fez saber os dos informantes para acrescentar que "a "o cantor Luaty está com cabeça partida e em parte incerta, Mário Domingos e Lupamba encontram-se desaparecidos. Muitos presos e raptados desconhecidos"

O Club-k apela que poderão submeter vídeos ou fotografias sobre este bárbaro incidente para o e-mail info@club-k.net

Leia mais sobre Angola - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Veja a Opinião Página Global sobre o que está a acontecer hoje em Angola

1 comentário:

Anónimo disse...

Relembrar JES. https://www.holdonangola.com

Mais lidas da semana