sexta-feira, 9 de março de 2012

Angola: PR JES decepcionado com os serviços de Tchize dos Santos



Club K

JES fabrica culpados em defesa do fracasso da Semba Comunicação

Luanda - A inoperância do Grupo de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional da Administração (GRECIA) teve como pano de fundo/culpado a agência Semba Comunicação governada por Tchizé e o seu irmão Paulino dos Santos (Ambos filhos do Presidente República).

Como é de conhecimento geral o grupo (GRECIA) com um orçamento anual de US$50 milhões de dólares subcontratou a agência de marketing Semba Comunicação pertença dos filhos do presidente com a paradoxa e difícil empreitada de divulgar quer a nível nacional como internacional os feitos do partido do MPLA e do Presidente da República José Eduardo dos Santos que governa o país a 32 anos.

Filosoficamente falando os mentores do projecto GRECIA contrataram o Semba Comunicação por ter granjeado o “mérito” no círculo do presidente como uma das poucas “empresas especializadas para assistência técnica nos domínios da concepção, execução e avaliação das acções de divulgação institucional, a nível interno e externo, no âmbito das tarefas orientadas”

Portanto, Eduardo dos Santos, acreditou e ordenou que os filhos vulgos utentes do “know how” em Angola estariam em condições de controlar a todo custo os órgãos do estado com o intuito de propagar as mestrias do MPLA em tempo real -integral, em directo, com frequência e abundantemente-.

Palestras, colóquios, publicidade, participar nos debates nos órgãos sócias do governo, realização de maratonas e outros princípios de marketing político seriam os métodos a ser usados pela equipa da Tchize. A materialização desta empreitada não teve bases científicas e reais se considerarmos que as massas –povo - não participaria directamente nestes eventos. Seriam unicamente os próprios membros do MPLA a aderirem a estes eventos. Por outra, um número considerável da população deixou de acreditar nas informações divulgadas nos órgãos do estado.

Portanto, é oportuno salientar que o Semba Comunicação omitiu o alvo principal a alvejar. A título de exemplo, o grosso dos estudantes angolanos, políticos, académicos e não só têm as redes sócias como fontes primárias de informação. Portais como o Club-k.net e outras redes como Facebook e twitter são as fontes por excelência dos angolanos. A Semba Comunicação não só “barrou” os órgãos privados em cobrir os seus eventos como omitiu em providenciar informações sobre os seus programas de acção. Consequentemente, as instâncias internacionais limitaram-se a recolher as ocorrências angolanas nas redes sócias e nos privados.

Thcize dos Santos redondamente ignorou os órgãos privados e o mundo virtual e acreditou que isoladamente promoveria o MPLA e a “persona” de José Eduardo dos Santos.

O “mito” da possibilidade de inverter o “preto” em “branco” foi garantido por Tchize dos Santos a coordenadora do Semba Comunicação. Como ponto de partida lançou o seu peão Sérgio Neto para cobrir três áreas chaves:
1 - Coordenador e elo de ligação com o GRECIA;
2 - Sérgio Neto passou também a ser membro do grupo de trabalho que coordenaria nas reestruturações administrativas na TPA.

3 - No mundo “virtual” o portal informativo do Angonoticias seria o ponto de atracão dos angolanos na diáspora e instâncias internacionais.

Controlando os três pontos acima descritos, Tchize acreditou que as condições estavam criadas para desencadear um ataque sequencial e paralelo que seria coadjuvado com as parcerias existentes com agências de marketing com reputação no mercado internacional que promoveriam campanhas publicitárias em grandes cadeias de televisão internacional como a CNN.

As três falhas da Tchize:
1 - Debilidade e desconhecimento de marketing político;
2 - Debilidade em recursos humanos qualificados;
3 – Debilidade no plano estratégico/Accção e sem punho “estatístico” real.

Em resumo, a elite dos “pensologos” do MPLA, uma vez mas não participou directamente no projecto que pariu com a contratação de Tchize dos Santos e a sua entourage. Apesar disso, o PR com o intuito de acobertar as debilidades/fracasso e incompetência dos filhos -know how- já deu indícios que sacrificará publicamente os elementos do seu staff que directa ou indirectamente representam a área de informação e propaganda do MPLA. Em termos simples, JES acredita que os erros residem nos membros que coordenaram directamente o projecto GRECIA em particular e em geral aos militantes do MPLA no seu todo. Os primeiros lesados serão:
- Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Ministros da Comunicação Social, Administração do Território e das Relações Exteriores e o Coordenador do Grupo G.R.E.C.I.A.

Ponto final:
Semba Comunicação governada por Tchizé e o seu irmão Paulino dos Santos (Ambos filhos do Presidente República) contratada pelo grupo GRECIA, não esteve em altura de “marketizar” e convencer os angolanos e estrangeiros durante os últimos dois anos sobre as concretizações/feitos do MPLA e ao mesmo tempo “cultivar” positivamente a personalidade de José Eduardo dos Santos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana