domingo, 11 de março de 2012

Armando Guebuza: "ESTAMOS JUNTOS", sobre as Malvinas



Rádio Moçambique, com foto

O presidente Armando Guebuza manifestou o seu apoio à reivindicação da Argentina de soberania sobre as Ilhas Malvinas quando recebeu em Maputo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Hector Timerman.

"Estamos juntos", disse o presidente moçambicano após ouvir de Timerman os detalhes da posição argentina em relação à questão Malvinas da boca do ministro dos negócios estrangeiros daquele país latino-americano, que chefiou uma visita oficial de dois dias a Moçambique.

O Diário Popular de Buenos Aires cita um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Argentina a dizer que Guebuza destacou a importância de a disputa sobre a soberania das ilhas ser resolvida no âmbito das resoluções das Nações Unidas.

Enquanto isso, após a reunião que teve com o Chefe do Estado moçambicano, Timerman ressaltou a importância da "aproximação" entre os dois países e "trabalhando juntos em muitos aspectos da política internacional que pode trazer benefícios" para ambas nações.

"A Argentina é um país com um grande desenvolvimento agrícola e tecnológico e a nossa cooperação para o desenvolvimento é compartilhar isso com aqueles que procuram garantir a segurança alimentar do seu povo", disse o MNE argentino no seu comunicado.

Timerman foi recebido sábado pelo Presidente Armando Guebuza, na capital do país, Maputo, último dia da visita que o ministro começou no Azerbaijão, onde abriu a embaixada da Argentina, e prosseguiu em Angola, acompanhado por um grupo de 300 empresários argentinos.

Antes da reunião com o presidente moçambicano, Timerman manteve uma reunião com o Ministro da Indústria e Comércio, Armando Inrroga.

Na sexta-feira, ao desembarcar em Maputo e depois de se reunir com o seu homólogo Oldemiro Baloi, Timerman expressou o seu orgulho em liderar a primeira visita oficial de um ministro dos Negócios Estrangeiros da Argentina a Moçambique.

Entre os assuntos abordados com Baloi destaque para a questão das Ilhas Malvinas, o potencial para cooperação técnica entre os dois países, reformas em organizações multilaterais e da arquitectura financeira internacional e as medidas necessárias para enfrentar as mudanças climáticas.

A delegação da Argentina, que manteve reuniões técnicas com os seus homólogos de Moçambique, incluiu representantes dos Ministérios da Agricultura, Saúde, Ciência e Tecnologia. Funcionários da Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), do Banco de la Nação Argentina, da Universidade de Quilmes (UNQ) e da Equipa Argentina de Antropologia Forense integraram a delegação de Timerman.

Durante a reunião realizada sexta-feira, os dois chanceleres concordaram compromissos de parceria na área de tecnologia de alimentos, remédios e médicos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana