sexta-feira, 2 de março de 2012

ATIVISTAS DO PROTETORADO LUNDA SÃO PRESOS POLÍTICOS DO REGIME ANGOLANO




ANTÓNIO BENTO BEMBE SECRETÁRIO DE ESTADO PARA OS DIREITOS HUMANOS
DE ANGOLA RECEBEU EM AUDIÊNCIA O SECRETÁRIO REGIONAL DO MANIFESTO DO PROTECTORADO LUNDA

O Secretario de Estado para os Direitos Humanos do Executivo Angolano, Sr. António Bento Bembe, recebeu  em audiência realizado no Hotel Diamante na cidade de Dundo, o Secretário Regional da Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe Sr. Paulo Muamuene, durante a visita que o mesmo efectuou na semana de 15 a 18 de Janeiro de 2012 na Província da Lunda-Norte.

As questões ligadas a violação sistemática dos direitos humanos a nível da Província, a questão da prisão ilega dos membros do Manifesto do Protectorado da Lunda, mesmo sabendo que a referida lei 7/78 já foi revogada em 2010, uma revindicação legitima de um direito nunca pode constituir um crime em qualquer parte do nosso planeta terra a não ser em Regimes Totalitários, dominaram o encontro.

De lembar que os Activistas Políticos; Domingos Henrique, José Muteba, Sebastião Lumani, Sérgio Augusto e António da Silva Malendeca estão no estabelecimento prisional da Kakanda a cumprir injustamente uma pena inexistente, para além dos senhores Alberto Cabaza e Domingos Manuel que continuam em prisão domiciliaria em Luanda desde Dezembro de 2010. O senhor António Bento Bembe visitou também a cadeia, provou e falou com estes membros do movimento.

Perante os factos da irregularidade e injustiça, o Sr. António Bento Bembe, disse ao nosso Secretário Regional que levaria a preocupação dos detidos ilegais do Manifesto às Autoridades Competentes da PGR e do Tribunal Supremo em Luanda.

Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe

www.protectoradodalunda.blogspot.com

LUCAPA - POLÍCIA PRENDE ACTIVISTAS DO MANIFESTO DO PROTECTORADO DA LUNDA SEM CAUSA

Três Activistas do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda, estão presos na DPIC – Direcção Provincial de Investigação Criminal na cidade de Dundo, Lunda-Norte  vindos do Município do Lucapa, tratam-se dos Senhores: Domingos Orlando Miúdo, Alberto Mulozeno e Eugenio Mateus Sangoma.

De acordo com o Secretario Municipal da CMJSPLT naquela localidade, Sr. Francisco Muazunga, o Comando Municipal da Policia Nacional notificou os mesmo a comparecer naquele estabelecimento policial, no terreno o agente oficial em serviços disse-lhes que estavam presos sem nenhuma explicação.

No dia 18 de Fevereiro de 2012, foram enviados de Lucapa para o Dundo onde estão aprisionados na DPIC, não foi dada nenhuma informação aos familiares.

Fonte que acompanha o processo, disse que as detenções a membros do Manifesto do Protectorado da Lunda é uma orientação superior do Comando da Policia Nacional e que há 20 dias atrás o Comandante e Delegado do Interior naquela Província, senhor Sub-Comissário Gil Famoso da Silva, terá deixado orientações da actuação à sua corporação no Cuango e Caungula.

Um outro incidente teve lugar na semana que findou em Cafunfo, com o Activista Samy Dinis, interceptado pela Policia do Comando Municipal naquela localidade, quando este vinha do rio de motorizada para o Bairro, preso das 16 horas até às 21 horas, foi levado para o meio do matagal, onde sofreu uma cruel sessão de interrogatórios com ameaças de ser fuzilado se refilasse. Para o deixarem, teve que pagar no momento 150,00 dólares americanos que trazia consigo.

O Governo Angolano, ao longo destes (6) anos da nossa existência, já terá provado que as detenções, perseguições, raptos e as ameaças de morte, só fortalecem o nosso Movimento de Reivindicação da Autonomia Admnistrativa, Económica e Jurídica da Nação Lunda, é o nosso direito legitimo, é o maior sacrifício que fazemos para uma coabitação em Pacífica.

A maioria do nosso povo esta consciencializado para defender o seu direito inalienável, vai lutar com toda a responsabilidade sobre esta causa nobre até vencer. Lembrando que existem (5) outros presos políticos do Manifesto que continuam ilegalmente na cadeia da Kakanda na Lunda - Norte.

Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe

www.protectoradodalunda.blogspot.com

Leia mais sobre Angola - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana