segunda-feira, 26 de março de 2012

Comandante do AFRICOM efetua visita de trabalho de horas a Angola



EL - Lusa

Luanda, 26 mar (Lusa) - O responsável do Comando norte-americano para África (AFRICOM) efetua na terça-feira uma visita a Luanda, para se reunir com o ministro da Defesa e o chefe das Forças Armadas angolanos, disse hoje à Lusa fonte diplomática.

O general Carter F. Ham tem agendado encontros com o ministro da Defesa, Cândido Van-Dúnem, com o chefe das Forças Armadas, general Geraldo Sachipengo Nunda, e outras entidades militares angolanas, para "abordar o atual estado das relações militares bilaterais, a segurança marítima regional e internacional e os caminhos a seguir para uma cooperação cada vez mais estreita", de acordo com um comunicado enviado à Lusa.

O oficial norte-americano, que deixa Luanda a meio da tarde de terça-feira, visita Angola pela primeira vez desde que assumiu as funções, em 09 de março de 2011.

O AFRICOM é um dos seis comandos geográficos dos Estados Unidos na estrutura unificada do Departamento de Defesa, baseado em Estugarda, na Alemanha.

Recentemente, altas patentes dos Estados Unidos como o major-general David R. Hogg, comandante do Exército dos Estados Unidos para a África, o secretário da Marinha norte-americana, Ray Mabus, o embaixador James McGee, Conselheiro Político da Sexta Frota Marítima norte-americana, bem como o navio Robert Bradley (e tripulação), visitaram Angola no âmbito da cooperação bilateral no setor da Defesa.

No comunicado, a embaixada dos Estados Unidos sublinhou que o Departamento de Defesa norte-americano, através do Gabinete do Adido Militar em Angola, investiu em 2011, cerca de 1,7 milhões de dólares em programas para o ensino da língua inglesa, na luta contra o VIH/SIDA e em assistência na construção de uma clínica.

Sem comentários:

Mais lidas da semana