quarta-feira, 21 de março de 2012

CPLP: Timor-Leste vai apresentar-se como candidato à presidência rotativa - MNE



MSE - Lusa

Díli, 21 mar (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, disse à agência Lusa que o país vai apresentar-se como candidato à presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) depois de Moçambique.

"O Conselho de Ministros decidiu numa das suas últimas reuniões que Timor irá apresentar-se como candidato à presidência rotativa depois de Moçambique", afirmou Zacarias da Costa, em declarações à Lusa.

Segundo o chefe da diplomacia timorense, nos últimos cinco anos o país tem participado ativamente e contribuído para todas as atividades da CPLP.

"Este é um processo que tem de ser continuado, mas dez anos depois creio que é tempo de Timor também se assumir como um membro ativo, interveniente em todas as frentes e é chegada a hora de nós obviamente aceitarmos o desafio de presidirmos à CPLP", afirmou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense disse também que esse desafio vai ser colocado na cimeira de chefes de Estado e governo da CPLP, que vai decorrer em julho em Maputo, capital de Moçambique, que vai na altura assumir à presidência rotativa da organização, depois de Angola.

Nas declarações à Lusa, Zacarias da Costa disse também que o chefe da diplomacia moçambicano, Oldemiro Balói, vai realizar uma visita oficial a Timor-Leste entre os dias 01 e 11 de abril.

"A visita ocorre no âmbito do quadro bilateral das relações, mas olhando também para a presidência moçambicana e a presidência timorense que irão ter lugar nos próximos quatro anos", afirmou.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Destaque Página Global

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana