domingo, 11 de março de 2012

A DEMOCRACIA DO REGIME ANGOLANO E O SUBSERVIENTE BAN KI-MOON




Helena Ricoli

As fotos* foram retiradas do Alto Hama em postagem sob o título que em parte tomámos de “empréstimo” para o Página Global. Algozes do regime ditatorial angolano massacraram ontem em Luanda e em Benguela, pacíficos manifestantes que contestam o regime de José Eduardo dos Santos-MPLA. Filomeno Vieira Lopes, secretário geral do partido Bloco Democrático, espancado e hospitalizado, e  o cantor rapper Luaty, agredido brutalmente, documentam na foto acima parte da verdadeira e criminosa selvajaria cometida pelos mandatários de JES-MPLA.

Ontem em Angola registaram-se espancamentos, muitos feridos, detenções, raptos e toda uma parafernália característica de países onde perduram ditaduras, corrupção presidencial, governativa e partidária. A prepotência de José Eduardo dos Santos e do regime imposto aos angolanos ficou  uma vez mais demonstrada. A brutalidade na repressão fica documentada em registos fotográficos que os próprios manifestantes e contestatários do regime conseguiram obter e fazer circular pelo mundo como mostra da bestialidade do regime angolano.

Ban Ki-moon ainda há cerca de uma semana visitou Angola. Decerto em veneração ao ditador que há 33 anos se apossou da presidência da República de Angola, bem como ao partido MPLA e súcia de ladrões e assassinos que o apoiam e suportam aquele regime. Ban Ki-moon teve tempo para pedir ao ditador helicópteros para a ONU, não teve tempo para dar ouvidos aos representantes da oposição, nem sequer deve ter equacionado que ao pedir e receber helicópteros com fundos de Angola pode estar a contribuir para  que mais angolanos passem fome, sejam vitimas do défice de falta de cuidados de saúde primários, etc, etc. porque o dinheiro não chega para tudo e primeiro, no regime visitado por Ban, tem de satisfazer a ganância dos "donos" do país. Ban Ki-moon auto convenceu-se de que estava a lidar com dirigentes de um país democrático e por isso eleitos, mas se foi o que viu em José Eduardo dos Santos será melhor esclarecermos o adiposo e subserviente SG da ONU de que está muito errado porque o seu interlocutor e anfitrião só é PR de Angola porque ocupa abusivamente, sem nunca ter sido eleito, aquele cargo. Já lá vão 33 anos.

Para quem observa o que se passa em Angola o SG da ONU desperta a sensação de que deu mais força e “legitimidade” ao ditador para reprimir os angolanos com maior brutalidade e descaramento, mais à vontade e, curiosamente, sem cobertura real dos acontecimentos, tal foi a completa ausência de imagens e de relatos fidedignos por parte da comunicação social mundial - talvez e principalmente dos correspondentes portugueses destacados em Angola.

O que foi fazer Ban Ki-moon na sua visita a Angola? Reforçar o reconhecimento e apoio ao ditador Eduardo dos Santos e ao regime imposto?

*Imagens com origem em Club K, salvo erro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana