terça-feira, 27 de março de 2012

Desemprego na França aumenta pelo décimo mês consecutivo; Sarkozy vê melhora



João Novaes – OperaMundi

Falta de trabalho já atinge quase três milhões de franceses

Em plena campanha pela reeleição, o presidente da França Nicolas Sarkozy anunciou na manhã desta segunda-feira (26/03) o aumento do nível de desemprego do país pelo décimo mês consecutivo. O Dares, serviço estatístico do Ministério do Trabalho francês confirmou que o número de pessoas à procura de emprego no mês de fevereiro foi de 0,3%, ou 8.400 pessoas a mais do que em janeiro. No total, a falta de trabalho atinge 2.930.800 franceses.

Entretanto, o chefe de Estado, que apresentou os números ao vivo à rádio France Info, mostrou estar satisfeito com a estatística. Segundo Sarkozy, isso mostra “uma melhora do quadro através de uma tendência de baixa no aumento de desempregados, que foi apenas moderado”. A justificativa do presidente é que, no mês de janeiro, esse mesmo índice registrou uma alta ainda maior, de 0,5% a mais de desempregados em relação a dezembro de 2011.

Segundo Sarkozy, os números representam “uma retomada econômica sensível depois que passamos a combater a crise financeira da Grécia, a qual gerou uma crise de confiança e que, por sua vez, originou uma crise econômica”.

Embora a variação mensal tenha diminuído, a alta nos últimos doze meses foi de 6,2%. Olhando mais detalhadamente os números da Dares, se nesse índice forem incluídas as demandas de emprego para os trabalhadores que realizaram uma atividade laboral reduzida, a alta no desemprego no último mês seria de 0,5%, ou 21.400 pessoas, ou seja, tão alto quanto nos últimos meses.

Os dados mostram também que são os franceses de mais de 50 anos que estão sendo os mais afetados pelo desemprego: 1,3% a mais do que janeiro, enquanto o número de jovens se manteve estável. Nos últimos doze meses, os mais velhos representam 14,6% a mais de desempregados, ou 111.200 franceses.

Os trabalhadores que se encontram desempregados há mais de um ano cresceram 0,8% em fevereiro e os que completaram o terceiro aniversário nesse mês aumentaram em 1,8%.

Resta a Sarkozy saber se a diminuição no aumento do índice de desemprego pode ser comemorada pelos cidadãos (e eleitores) franceses. Segundo pesquisa da Ifop veiculada pelo site Atlantico.fr, o combate ao desemprego foi considerado prioritário para 73% dos franceses. Outros 26% o consideraram importante e 1% classificou o tema de secundário.

O primeiro turno das eleições presidenciais francesas está marcado para 22 de abril, e o segundo para 6 de maio.

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana