terça-feira, 27 de março de 2012

Conversações com autoridades angolanas "estão a correr muito bem" - Vitor Gaspar



EL - Lusa

Luanda, 26 mar (Lusa) - O ministro das Finanças disse hoje em Luanda que as conversações que hoje encetou no primeiro dia da sua visita a Angola "estão a correr muito bem".

Vítor Gaspar, que falou à imprensa no final do encontro com o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, remeteu, todavia, mais novidades para a tarde de terça-feira, último dia da visita oficial a Angola e depois de todos os contactos agendados se realizarem.

"Eu não quereria fazer nenhum comentário neste momento. Temos contactos a avançar e amanhã (terça-feira) terei oportunidade de falar quando as conversações estiverem acabadas. As conversações estão a correr muito bem", disse Vítor Gaspar.

Perante a insistência dos jornalistas, o governante português limitou-se a dizer que se tratou de uma "troca de impressões muito útil" para si, acrescentando que no encontro foi passada em revista a situação financeira e Portugal e Angola e as alterações do regime monetário e financeiro que estão acontecer" em Angola.

"Foi de facto uma troca de impressões e de ideias muito útil para mim", concluiu.

Vítor Gaspar reuniu-se hoje com o ministro das Finanças angolano, Carlos Lopes, e com o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, mas o previsto encontro das duas delegações foi adiado para terça-feira, por impossibilidade de agenda.

Para terça-feira, o governante português tem agendado, no período da manhã, reuniões com o ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente, e com o novo presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Francisco de Lemos José Maria.

Quanto ao encontro das duas delegações, que deveria ter ocorrido hoje à tarde, deverá apenas realizar-se terça-feira à tarde, assim como uma audiência, não prevista, com o vice-presidente da República, Fernando Piedade Dias dos Santos.

Vítor Gaspar chegou domingo a Luanda para uma visita oficial de dois dias, com o programa de privatizações em Portugal em agenda, e integra na sua comitiva o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e a secretária de Estado do Tesouro e das Finanças, Maria Luísa Albuquerque.

À chegada à capital angolana, o ministro das Finanças confessou trazer "excelentes expetativas" para o desenvolvimento de uma "aliança estratégica" entre Portugal e Angola.

Sem comentários:

Mais lidas da semana