domingo, 4 de março de 2012

FERNANDO “LA SAMA” ARAÚJO, O CANDIDATO DA JUVENTUDE - perfil



SBR (PRM/PSP/MSE) - Lusa

Díli, 04 mar (Lusa) -- Fernando "La Sama" de Araújo é o candidato mais jovem às presidenciais em Timor-Leste e também aquele que mais apoios recolhe junto do eleitorado mais novo.

Com 48 anos, Fernando "La Sama" de Araújo, é presidente do Parlamento timorense desde 2007. Foi fundador e secretário-geral da Renetil, o organismo juvenil da resistência timorense, que tinha entre os objetivos inscritos na proclamação de 20 de junho de 1988 "isolar pronta e rapidamente todos os estudantes de Timor-Leste de todas as influências ideológicas, políticas, económicas e socioculturais desenvolvidas pelo governo fascista-militarista de Jacarta".

Nascido em Manutasi, no distrito de Ainaro, quando tinha 12 anos testemunhou o massacre de 18 familiares pelo exército indonésio, episódio que ditou o seu empenhamento político posterior.

Preso durante a ocupação indonésia, em 1991, e julgado por crimes contra o Estado, passou seis anos e quatro meses na cadeia de Cipinang, em Jacarta, a mesma onde esteve o líder histórico da resistência timorense, Xanana Gusmão. "Foi nos anos de Cipinang que aprendi com Xanana e outros prisioneiros políticos. A minha formação política vem de Cipinang", disse um dia.

Passou ainda por outras cadeias, em Bali e em Java, igualmente na Indonésia, e chegou a ser considerado "prisioneiro de consciência" pela Amnistia Internacional.

Aliás, esta organização de defesa dos direitos humanos ficou para sempre ligada à sua vida, pois foi na prisão que conheceu aquela que viria a ser sua mulher, a filipina Jacqueline Aquino Siapno, respeitada académica que na altura trabalhava para a Amnistia Internacional.

Em 1992, recebeu o Prémio Internacional Reebok pela sua atividade em defesa dos direitos dos timorenses, sob a ocupação indonésia. "La Sama" é já um candidato repetente às presidenciais. No escrutínio de abril de 2007, ficou a poucos pontos de José Ramos-Horta, que passou à segunda volta, juntamente com o candidato apoiado pela Fretilin, Francisco "Lu Olo" Guterres.

Obteve 19,18 por cento dos votos, após uma campanha em que prometeu: "Não haverá mais um governo de Mari Alkatiri, nem mais um Parlamento de 'Lu Olo'." E, mesmo sabendo-se o respeito que tem por Xanana Gusmão, chegou a dizer que, se fosse eleito, seria um Presidente diferente. "Xanana trabalhou com este Parlamento e com este Governo", justificou.

O Partido Democrático, do qual é presidente, apoiou depois Ramos-Horta na segunda volta. Nas legislativas que se seguiram, em junho de 2007, foi eleito deputado à frente do Partido Democrático. Na primeira sessão, foi escolhido como presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, derrotando Aniceto Guterres, proposto pela Fretilin.

Como segunda figura do Estado, "La Sama" substituiu o Presidente da República, José Ramos-Horta, ferido num ataque a 11 de fevereiro de 2008, ficando como presidente em exercício durante dois meses.

O Supremo Tribunal de Recurso de Timor-Leste validou 13 das 14 candidaturas apresentadas às presidenciais de 17 de março. A campanha eleitoral vai realizar-se entre 29 de fevereiro e 14 de março.

São candidatos Abílio Araújo, Angelita Maria Francisca Pires, Fernando "La Sama" de Araújo, Francisco Gomes, Francisco Guterres "Lu Olo", Francisco Xavier Amaral, José Luís Guterres, José Ramos-Horta, Lucas da Costa, Manuel Tilman, Maria do Céu da Silva Lopes, Rogério Lobato e Taur Matan Ruak.

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral

Sem comentários:

Mais lidas da semana