domingo, 4 de março de 2012

QUASE TUDO A POSTOS PARA AS PRESIDENCIAIS - STAE




Isabel Marisa Serafim, da Agência Lusa

Díli, 04 mar (Lusa) - Nos corredores do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) de Timor-Leste todos andam em velocidade máxima para ultimar os preparativos para as presidenciais de 17 de março, as terceiras do país, mas os responsáveis garantem que está quase tudo pronto.

Nos corredores do edifício, em Díli, o material eleitoral e de sensibilização cívica é distribuído por debaixo de cada papel, colocado na parede, a indicar o nome de cada distrito para onde será enviado.

Numa sala, improvisada e isolada por biombos, dá-se formação, enquanto do outro lado se testa o equipamento informático que vai permitir transmitir o apuramento dos resultados de cada um dos 13 candidatos por cada distrito do país.

A difusão dos resultados em direto, através de ecrãs plasma nos 13 distritos do país, é uma novidade das eleições presidenciais de 2012, garantida pelo apoio do governo japonês e da Timor Telecom.

"Os resultados provisórios já se podem ter a partir dos ecrãs distribuídos pelos 13 distritos, que são controlados aqui na sede nacional", disse o diretor-geral do STAE, Tomás Cabral.

Num outro canto, um grupo de jovens corta, cola, plastifica e agrupa as acreditações de observadores eleitorais e jornalistas.

Os últimos números do STAE referem que já foram credenciados mais de 400 observadores eleitorais, nacionais e estrangeiros, e quase 200 jornalistas, 178 dos quais timorenses.

Na sala da logística, analisam-se pormenores para a distribuição do material eleitoral.

"8500 são os timorenses que estão a trabalhar no terreno contratados temporariamente para estas eleições. Temos também [pessoas] da missão da ONU", disse à agência Lusa o diretor-geral do STAE, Tomás Cabral.

A ONU anunciou esta semana que tem destacado para apoio ao processo eleitoral timorense cerca de 170 pessoas.

Segundo Tomás Cabral, 90 por cento do processo está pronto.

O único problema são as condições das estradas, lamentou o responsável.

"As condições das estradas estão difíceis porque está a chover o dia todo em Suai, Viqueque, Manatuto, Lautem, Oecussi, Ainaro e Ermera", disse.

O problema pode ser ultrapassado, em parte, devido ao apoio da ONU que pôs helicópteros à disposição do STAE para a distribuição e recolha do material eleitoral mais sensível.

Sem comentários:

Mais lidas da semana