sexta-feira, 16 de março de 2012

Governo provincial de Benguela proíbe manifestação antigovernamental de sábado



EL - Lusa

Benguela, Angola, 16 mar (Lusa) - O governo provincial de Benguela não autorizou a manifestação antigovernamental convocada para sábado naquela cidade do centro litoral de Angola, disse hoje à Lusa fonte da organização.

Segundo José Patrocínio, coordenador da OMUNGA, a organização não-governamental que convocou o protesto, apesar da proibição, a manifestação vai mesmo para a frente, com o local escolhido a ser o mesmo da frustrada tentativa de sábado passado, no Largo da Peça.

"Conforme o previsto, a OMUNGA continua a organizar um Encontro Público no Largo da Peça, em Benguela, para 17 de março a partir das 13:00. O governo da Província, na pessoa do governador em exercício, na comunicação dirigida à OMUNGA da sua decisão de proibir a realização do evento, evocou incompatibilidades entre a missão da OMUNGA e o tipo de atividade, a ilegalidade da OMUNGA e o facto de se terem registado sérios acontecimentos no passado dia 10", acrescentou José Patrocínio.

No passado dia 10, dezenas de pessoas foram impedidas de se manifestar em Benguela por agentes da Polícia de Intervenção Rápida, tendo na ocasião sido feitas três detenções.

Estes três detidos deverão conhecer ao longo da tarde de hoje a sentença do Tribunal Provincial de Benguela.

Os detidos são Hugo Kalumbo, organizador da frustrada manifestação, Jesse Lufendo, dirigente da OMUNGA, e um jovem motociclista chamado David, alegadamente detido quando parou a mota para saber o que se estava a passar, segundo disse à Lusa Francisco Viena, um dos advogados de defesa dos arguidos.

Perante a ilegalidade da manifestação alegada pelo Governo provincial, José Patrocínio disse à Lusa que a OMUNGA já replicou a decisão.

"A OMUNGA reagiu, demonstrando a ilegalidade da proibição demonstrando o facto de que esta associação irá levar em frente a sua decisão. Por tal motivo, apela a toda a sociedade em geral e aos benguelenses em particular para estarem presentes e fazerem parte da história desta província na construção do espaço democrático", acentuou.

Embora a manifestação esteja marcada para as 13:00, a concentração no Largo da Peça começa a fazer-se a partir das 10:00 e os objetivos do protesto são protestar contra a nomeação de Suzana Inglês para o cargo de presidente da Comissão Nacional Eleitoral, expressar solidariedade com "todos os manifestantes vítimas de repressão em Angola" e "exigir o fim da repressão das manifestações em Angola".

O coordenador da OMUNGA acrescentou à Lusa que espera que os três detidos na frustrada manifestação do passado dia 10 estejam presentes.

Sem comentários:

Mais lidas da semana