segunda-feira, 26 de março de 2012

Governo são-tomense assina memorando com Emirados Árabes para construção...



… do maior centro comercial de África central

MYB - Lusa

São Tomé, 26 mar (Lusa) - O governo são-tomense e os Emirados Árabes Unidos assinaram um memorando de entendimento para a construção, na capital são-tomense, do maior centro comercial da sub-região da África central, foi hoje anunciado.

O memorando foi assinado no Dubai pelo primeiro-ministro são-tomense, que regressou domingo ao seu país depois de uma viagem de 10 dias, que o conduziu sucessivamente ao Dubai, Tunísia, Marrocos e Nigéria.

De acordo com a informação hoje avançada, o centro comercial vai ser construído pelo grupo árabe Argorel e será composto por 90 lojas com capacidade para atender toda a sub-região de África central. As obras de construção devem iniciar-se ainda este ano, mas o Governo não revela o valor orçamentado para o projeto.

"A ambição desse grupo é fazer um centro comercial numa área onde não existe nenhum. Só existe no norte de África e na África do Sul e este será o terceiro maior centro comercial em termos de região africano", declarou o primeiro-ministro são-tomense.

Dentro de três semanas deve chegar a São Tomé uma missão do grupo árabe, para efectuar estudos técnicos no âmbito do projeto.

"A aposta do Governo é que haja um turismo sub-regional e o centro comercial vai ser um ponto de atração para esse turismo sub-regional", garantiu Patrice Trovoada.

Ainda nos Emirados Árabes Unidos, o Chefe do Governo são-tomense, que se fez acompanhar pelo ministro secretario-geral do Governo, Afonso Varela, encontrou-se com representantes da câmara do Dubai e do fundo soberano desta cidade, que estão a ajudar o governo de São Tomé "na elaboração de um master plano para o desenvolvimento do arquipélago".

Leia mais sobre São Tomé e Príncipe - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana