quarta-feira, 21 de março de 2012

Guiné-Bissau: Quase metade dos inscritos não votaram para escolha do novo Presidente



MB - Lusa

Bissau, 21 mar (Lusa) - Cerca de metade de guineenses inscritos nos cadernos eleitorais não votaram nas eleições presidenciais antecipadas do passado domingo, no que constitui a mais alta taxa de abstenção alguma vez vista nas eleições na Guiné-Bissau.

Dos 593.765 inscritos, apenas 326.399 pessoas foram votar, o que representa 55 por cento da taxa de participação e 45 por cento de abstenção, segundo os números hoje divulgados pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Desejado Lima da Costa.

A região de Bolama/Bijagós é aquela onde se registou a mais alta taxa de abstenção, 52,01 por cento de inscritos não foram votar, seguida de Cacheu, com 51,86 por cento de abstencionistas e Biombo com 51,27 por cento.

Na região de Bissau, na capital de Bissau, a abstenção atingiu 41,75 por cento.

As eleições de domingo ficaram marcadas também pelo pouco número de protestos e reclamações apresentadas junto da Comissão Nacional de Eleições. De acordo com Desejado Lima da Costa apenas um candidato apresentou uma reclamação à CNE.

Lima da Costa, que não especificou de quem se trata uma vez que não admitiu perguntas depois de anunciar hoje os resultados, afirmou que essa reclamação será tratada na reunião plenária da CNE "de acordo com os trâmites e procedimentos legais".

O presidente da CNE adiantou que 96,84 por cento dos votos introduzidos nas urnas foram válidos, 1,7 por cento foram anulados e 1,2 por cento foram considerados votos em branco.

Sem comentários:

Mais lidas da semana