sábado, 17 de março de 2012

Guiné-Bissau/Eleições: TODAS AS FRONTEIRAS ENCERRADAS NO DOMINGO



FP – Lusa, com foto

Bissau, 17 mar (Lusa) - As fronteiras terrestres, marítimas e aéreas da Guiné-Bissau estarão encerradas nas 24 horas de domingo, dia de eleições presidenciais, e a circulação automóvel também está condicionada em todo o país.

Domingo apenas podem circular "nos locais mais sensíveis" as viaturas "que estiveram autorizadas e tenham o respetivo dístico de autorização", disse hoje o ministro do Interior, Fernando Gomes, em conferência de imprensa.

O ministro lembrou que foi criado um comando conjunto que engloba forças de segurança e militares e que o mesmo está em pleno funcionamento, "para garantir a normalidade das condições de segurança e tranquilidade pública em todo o país", e capacitado para a resolução de qualquer tentativa de "alteração dessas condições".

Fernando Gomes considerou as eleições de domingo uma "excelente oportunidade para a Guiné-Bissau fazer mais uma demonstração cabal da sua cultura democrática", e pediu aos guineenses para que votem com todo o civismo e tranquilidade, "aguardando a sua vez com paciência".

"As forças de segurança e da defesa estão atentas e não irão tolerar quaisquer comportamentos incorretos que possam prejudicar o exercício livre do direito de voto de qualquer cidadão, ou que pretendam de alguma forma afetar negativamente o processo eleitoral", disse Fernando Gomes.

Questionado sobre a existência de viaturas sem matrícula a circular nas estradas do país, o ministro explicou que foram viaturas que chegaram recentemente, adquiridas pelos candidatos, e que excecionalmente foram deixadas circular, porque não houve tempo para regularizar a situação.

Na Guiné-Bissau também estão helicópteros angolanos, que segundo o ministro se destinam a apoiar o processo eleitoral, nomeadamente para zonas mais distantes e para as ilhas do arquipélago dos Bijagós.

Leia mais sobre Guiné-Bissau - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana