sábado, 17 de março de 2012

Presidente interino apela aos guineenses para que respeitem a lei e a ordem



MB - Lusa

Bissau, 17 mar (Lusa) - O Presidente interino da Guiné-Bissau pediu hoje os guineenses para que respeitem a lei, a ordem e a responsabilidade de todos após a votação de domingo para a escolha de um novo chefe de Estado.

Raimundo Pereira lançou o seu apelo num discurso à Nação 24 horas antes das eleições presidenciais de domingo nas quais será eleito quem irá suceder a Malam Bacai Sanha, Presidente falecido em janeiro, vítima de doença.

"Nestas eleições concorrem nove candidatos a quem apelo à responsabilidade depois do escrutínio, já que a campanha eleitoral decorreu num clima de civismo exemplar", disse Raimundo Pereira.

O chefe de Estado interino guineense diz esperar que as eleições venham "cimentar a cultura democrática" e que "no pós eleições o fervor partidário irá ceder lugar à união de todos" em torno "dos ideias da estabilidade, da paz e do desenvolvimento".

"É nosso interesse, é do interesse do povo e do nosso país, fazer destas eleições um grande festival da democracia, tendo sempre presente que os nossos adversários políticos são nossos irmãos e parceiros na construção da Nação guineense", enfatizou Raimundo Pereira.

"Devemos ter igualmente sempre presente que, como membros da comunidade das Nações, estamos a ser observados atentamente pelo mundo, através dos observadores internacionais a estas eleições e através dos órgãos de comunicação social, e ter presente que sobretudo o nosso comportamento será julgado pelos nossos amigos e parceiros", observou ainda Pereira.

"Não devemos esquecer em nenhum momento que o suor e o sangue vertidos para termos hoje uma pátria livre tiveram proveniências étnicas e sociais diversas", afirmou.

O Presidente interino da Guiné-Bissau (constitucionalmente presidente do Parlamento) agradeceu igualmente à comunidade internacional pelo "seu empenho, apoio material e financeiro que facilitaram" o processo eleitoral.

Sem comentários:

Mais lidas da semana