quinta-feira, 1 de março de 2012

Ministros dos PALOP e Timor-Leste reúnem-se na Praia para debater formação profissional



CLI - Lusa

Cidade da Praia, 01 mar (Lusa) - Os ministros do Emprego dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste reúnem-se na sexta-feira na capital cabo-verdiana para aprovar um plano de ação comum e medidas que reforcem o combate a pobreza.

O plano de ação foi discutido esta semana pelos diretores-gerais do Emprego dos PALOP e de Timor-Leste no âmbito do Projeto de Apoio ao Setor da Formação Profissional (PASFP), financiado pela União Europeia (UE) no valor de 2,5 milhões de euros.

O diretor-geral do Emprego de Cabo Verde, Olavo Delgado, explicou que são três os objetivos essenciais no âmbito do projeto: "a capacitação dos dirigentes dos países a nível da formação profissional e do emprego, o estabelecimento de um conjunto de mecanismos para permitir a cooperação solidária e ainda a promoção de ações de formação profissional nos países que favoreçam sobretudo jovens desempregados e mulheres chefes de família".

Olavo Delgado destacou algumas áreas identificadas como prioritárias - agricultura, pesca, turismo e construção civil - que terão ações em todos os países.

"Do plano de actividades escolhemos estes setores prioritários. Em Cabo Verde vamos ter ações de formação de formadores em indústrias criativas e agronegócio", exemplificou.

Em São Tomé e Príncipe, a formação será em agricultura e pescas, na Guiné-Bissau artesanato e pescas e em Angola formação de formadores de chefias.

"Mas cada formação que é realizada num país vai ter também participação dos outros países", explicou.

O representante de Cabo Verde explicou que a reunião da Cidade da Praia serviu também para debater outras questões ligadas à formação profissional e emprego e a partilha dos sistemas de formação profissional de cada país.

Olavo Delgado adiantou que a reunião de sexta-feira contará com a presença dos seis Estados - Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe (entre os PALOP) e Timor-Leste. O PASFP propõe promover e encorajar as trocas de informação, de conhecimentos e de boas práticas entre países que falam a mesma língua e possuem uma mesma herança cultural e administrativa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana