domingo, 25 de março de 2012

Portugal: Discurso de Passos Coelho foi "irrealista" – BE



RBV (SMA) - Lusa

Lisboa, 25 mar (Lusa) - O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Luís Fazenda, considerou hoje que o discurso de Pedro Passos Coelho no encerramento do congresso do PSD não reflete a realidade que os portugueses vivem.

"Foi um discurso carregado de otimismo económico que não condiz com o momento da crise, com o aumento do desemprego, com a acentuada redução de salários e redução de prestações sociais", disse Luís Fazenda, numa conferência de imprensa, em Lisboa.

O Congresso do PSD terminou hoje com um discurso do líder, Pedro Passos Coelho, virado para o país e com "uma palavra de esperança" aos portugueses, mas onde também quis comprometer PS e restante oposição para o que disse ser o desafio da reconstrução nacional.

Ao longo de uma hora, Pedro Passos Coelho passou em revista as várias áreas da governação, desde a economia, justiça às matérias europeias, afirmou que o Governo quer acabar com os privilégios dos setores mais protegidos da sociedade e procurou desfazer a ideia de que os sacrifícios que estão a ser pedidos aos portugueses não são para todos.

Luís Fazenda, numa reação ao discurso de Passos Coelho, considerou que o otimismo foi "restrito ao Pavilhão Atlântico", onde decorreu o congresso, porque o que o "cidadão comum" sente é diferente.

"Foi um congresso que não trouxe novidades, não trouxe perspetivas concretas face ao futuro, foi um discurso irrealista (...) O Congresso não trouxe uma proposta concreta para a economia, para o crescimento, não teve uma proposta de fundo sobre a Europa, sobre o crescimento", acrescentou.

"Foi um congresso perfeitamente vazio. O que se esperaria de um congresso de um partido liderante seria a apresentação de propostas concretas", disse ainda Luís Fazenda.

O responsável bloquista explicou ainda que o BE não compareceu ao congresso do PSD, porque tal não faria sentido.

"O espaço natural de confronto e de diálogo com os partidos do poder é na Assembleia da República. Participar num ritual dos partidos de poder para depois dizer mal desses partidos, não faria sentido", afirmou Luís Fazenda.
O XXXIV Congresso do PSD, que decorreu em Lisboa, teve início na sexta-feira e terminou hoje.

Sem comentários:

Mais lidas da semana