quinta-feira, 29 de março de 2012

Portugal: POLÍCIA COM MORDOMIAS E MAIS ONEROSA PARA ESPANCAR E REPRIMIR?


Fotojornalista da AFP agredida pela PSP (foto Reuters - Hugo Correia)

Introdução Página Global

Segue-se em baixo em notícia de hoje veiculada pelo Correio da Manhã que o sindicato da Polícia (supostamente de Segurança Pública) desconvoca vigília marcada em que exige entre outras coisas “uma negociação séria com o Comando”.

Sem dúvida que este sindicato acertou na decisão de desconvocar a vigília. Mais acertará se deixar cair todas as reivindicações que ao longo dos últimos tempos tem feito em defesa de suposta polícia que serve a comunidade e que presta serviço cívico dentro de parâmetros democráticos e constitucionais, isto porque afinal a sigla PSP tem perdido o significado que anteriormente tinha para a maioria dos portugueses, sendo agora um dos fatores de insegurança para os cidadãos. Nunca se sabe quando é que os associados daquele sindicato poderão vir a ser agentes de espancamentos selvagens e de outras atitudes que violam os direitos democráticos e constitucionais dos cidadãos portugueses. Sendo assim, visto nesta perspetiva, os associados deste e de outros sindicatos da polícia não merecem mais direitos que qualquer dos outros cidadãos. E os outros cidadãos estão a perdê-las, incluindo o direito ao trabalho e à saúde (muitos outros), em nome da “crise” usada pelo governo-patrão da alegada PSP. Decisões governamentais impostas que têm encontrado oposição da maioria dos portugueses - que por discordarem e assim se manifestarem têm sido vítimas da brutalidade dessa alegada polícia de segurança.

Considerando tudo que se tem passado em tristes quadros, também aqui divulgados no Página Global, será de enaltecer que os sindicatos abrangentes daquela polícia decidam desativar reivindicações que representam muito mais custos para os cofres onde desembocam as contribuições dos portugueses. Contribuintes contra quem, preferencialmente, a dita polícia serve espancamentos animalescos e comete outros tipos atropelos, de todo reprováveis num estado de direito democrático, perdendo a noção dos direitos de cidadania de todos nós e não só dos agremiados da força de repressão que se afirma incorretamente de segurança, coisa que já foi mas que agora mostra estar a enveredar, cada vez mais, por outros caminhos. Pergunta-se: uma alegada PSP com mordomias e mais onerosa para nos reprimir e espancar? (Redação PG – HS)

PSP: Sindicato desconvoca vigília marcada para hoje


O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) desconvocou a vigília marcada para as 17h00 desta quinta-feira junto ao Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS).

O SPP tinha marcado uma vigília frente ao COMETLIS para exigir a "suspensão imediata" dos horários e uma negociação "séria" com o comando.

Em comunicado, o SPP adianta que vai conceder mais alguns dias à direcção nacional da PSP para estabelecer uma uniformidade de horários a nível nacional.

O sindicato explica que, após uma reunião com o director nacional da PSP, superintendente Paulo Valente Gomes, e o comandante em exercício do COMETLIS, intendente Luís Elias, ficou decidido que até ao dia 15 de Abril se promoveria a proposta defendida pelo SPP numa divisão do Comando de Lisboa por um período experimental, sendo depois tomada uma decisão definitiva.

O SPP defende horários de trabalho de oito horas diárias distribuídos por seis dias de serviço e com quatro folgas sucessivas, grelha que, segundo o sindicato, vai ao encontro da pretensão da maioria do efectivo policial do COMETLIS.


Nota: O coletivo Página Global decidiu criar uma ligação especifica para PSP (a ativar brevemente) por considerar existirem razões que assim justificam - infelizmente pela negativa, mas que desejamos seriamente que no futuro seja suplantada por notícias e opiniões positivas, ao serviço dos cidadãos e não de minorias ressabiadas pelas quais está a ser usada.

1 comentário:

Anónimo disse...

e vergonha a democracia portuguesa

Mais lidas da semana