sexta-feira, 16 de março de 2012

São Tomé avança com porto petroleiro de 153 milhões de euros



Sol – Lusa, com foto

O governo são-tomense vai avançar com o projeto de construção de um "depósito de combustíveis e porto petrolífero" na zona norte da ilha de são Tomé, que será financiado pela multinacional Russa Gunvor, SA.

Num comunicado distribuído hoje à imprensa, o governo definiu a localidade costeira de Esprainha Praia, cerca de 30 quilómetros a norte da capital, como local para a instalação o empreendimento, que está avaliado em 200 milhões de dólares (153 milhões de euros).

Em 29 de fevereiro, o principal partido da oposição são-tomense tinha considerado o projeto de construção de um centro de negócios petrolíferos como "promessas falaciosas" do primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Em declarações a jornalistas, o chefe do governo disse, porém, que a Gunvor, SA é "a quarta maior empresa mundial em termos de ‘trading’ de produtos petrolíferos", frisando que a sua decisão de investir no arquipélago foi baseada no facto de São Tomé e Príncipe estar bem situado numa "posição regional".

"Na nossa perspetiva, sendo um projeto para servir a sub-região, esse projeto está aberto a outras participações. O que é fundamental para nós é que, se houver outras pessoas para participar, são bem-vindas, se não houver, o financiamento já está garantido", acrescentou.

Mas, em comunicado distribuído a imprensa, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social-Democrata (MLSTP-PSD) desafiou Patrice Trovoada a "explicar à nação" quando e onde foi assinado o acordo e "quem foi o signatário pela parte são-tomense".

Leia mais sobre São Tomé e Príncipe - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana