sexta-feira, 2 de março de 2012

São Tomé e Príncipe: Governo e o grupo HBD assinam contrato em Março



Teobaldo Cabral – Téla Nón

De visita a ilha do Príncipe a testa de uma delegação composta por elementos do Banco Mundial, para conhecer “ in loco ” os problemas ilha do Príncipe, Américo Ramos Ministro das Finanças e Cooperação Internacional garantiu que “o acordo com o investidor Sul-africano, em breve, será assinado.”

Abordado por jornalistas, após o encontro com presidente do Governo Regional para apresentação do novo do representante do Banco Mundial para a região de África, Américo Ramos fez o ponto da situação sobre investimento há muito esperado pela população do Príncipe.

“Já esta tudo à postos, infelizmente os atrasos devem-se ao investidor que pretende que os cinco acordos (da Sundy; paria Macaco; Paciência; Praias Boi e Uva e Ihéu Bombom) sejam assinados de uma só vez. O documento já recebeu aval do Conselho de Ministros, por isso não haverá mais impasses”. Garantiu

A evolução que as negociações ganharam nos últimos dias deixa o investidor satisfeito. Nuno Rodrigues Administrador executivo da HBD, disse ao Téla Nón que “desta vez parece que as coisas vão acontecer”. Rodrigues mostra-se mais confiante.

“Pelos sinais estamos a receber acreditamos que, desta vez, as coisas vão acontecer. Da nossa parte, estamos prontos! Apenas que aguardamos que nos indiquem a data da assinatura do contrato” conclui.

O mês de Março é apontado, por esta via, como sendo decisivo para o processo de desenvolvimento da ilha do Príncipe, já que o investidor pretende investir, até 2019, cerca de 70 milhões de Euros na ilha.

Turismo; agricultura e formação, são áreas de intervenção do mega projecto que vai proporcionar posto de trabalho a mais de 200 pessoas na região do Príncipe.

12 Milhões euros é o montante que vai ser gasto, ainda este ano, para os projectos da extensão da pista do aeroporto regional em 1850 metros para permitir a aterragem de aviões de médio porte, bem como, Intervenção em Agro-turismo na Roça Paciência e edificação de uma Fabrica de transformação de madeira.

O Ministro das Finanças e Cooperação internacional considera que “sendo o Banco Mundial um organismo com agencias vocacionadas para investimentos é importante ter assessorias fortes quando se lida com projectos dessa envergadura”.

O investimento do “ Homem da lua” é aguardado com muita expectativa pelos residentes do Príncipe.

Teobaldo Cabral – Correspondente do Téla Nón no Príncipe

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Mais lidas da semana