terça-feira, 27 de março de 2012

Timor-Leste: Falta de pessoal no centro de saúde resulta no aumento de mortes infantis



Sapo TL

Durante o ano de 2011, 30 pacientes (todos com idades inferiores a cinco anos de idade) acabaram por falecer no Hospital Lospalos Vila, por falta de assistência médica, informa jornal Independente.

A inexistência de médicos nas clínicas existentes em cada aldeia leva a que muitos dos pacientes tenham que se deslocar ao hospital de Lospalos. “É frequente não termos qualquer tipo de assitência médica durante uma semana inteira. Deste modo, temos que percorrer uma longa distância até ao hospital mais próximo”, explicou uma fonte anónima do suco Muapitente, sub-distrito Lautem, distrito Lospalos.

De acordo com o chefe de internamento do Hospital Lospalos Vila, Bernardo do Amaral Lopes, “muitas crianças morrem de anemia, hipertensão, malária, tubercolose e pneumonia. Destes, 13 eram rapazes e 17 eram raparigas.”

Bernardo Lopes acrescenta ainda que “duas crianças faleceram ainda no ventre das suas próprias mães, uma por anemia, 12 devido a malária, cinco sofriam de tubercolose, sete por pneumonia e má nutrição. Todos eles não chegaram a tempo ao hospital e acabaram por falecer.”

SAPO TL com Jornal Independente

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana