quinta-feira, 8 de março de 2012

Um dos países mais pobres do mundo, sem dinheiro para organizar eleições



FP - Lusa

Bissau, 08 mar (Lusa) - Um dos países mais pobres do mundo, a Guiné-Bissau aparece sistematicamente no fim de todas as listas sobre desenvolvimento e nem dinheiro tem para organizar as eleições presidenciais de dia 18.

Com 36.125 quilómetros quadrados e uma população de 1,6 milhões de habitantes (recenseamento de 2009), a Guiné-Bissau situa-se na costa ocidental de África, entre o Senegal e a Guiné-Conacri, e tem mais de 80 ilhas no arquipélago dos Bijagós, a maior parte desertas. A capital, Bissau, alberga 25 por cento da população.

Apesar de ter recursos naturais relativamente intactos, com reservas de bauxita e fosfato e eventualmente de petróleo, a economia do país centra-se no caju, o principal produto de exportação, e mesmo assim sem tirar grandes proveitos, porque não há meios para o transformar.

Ignorado por Portugal durante o tempo colonial, envolvido numa sangrenta guerra de descolonização e num estado quase permanente de crise desde a independência, a situação do país agravou-se com a guerra civil de 1998/99, quase um ano de conflito que destruiu 25 por cento do rendimento nacional.

Tudo isso se juntou a uma governação por vezes despótica, autoritária, clientelista e corrupta, que fez do país que dia 18 escolhe um novo Presidente um dos mais pobres do mundo, com taxas de mortalidade infantil, de mortalidade materna, ou de analfabetismo altíssimas.

Apesar de Adiatú Nandinga, primeira-ministra, ainda recentemente ter dito que "a única pobreza que há na Guiné-Bissau é a pobreza de espírito", os números deixam dúvidas: em 2010, no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, em 169 países a Guiné aparecia em 164.º lugar.

No final do ano passado, num relatório do Banco Mundial escreveu-se que na Guiné-Bissau "a pobreza crónica é profunda e enraizada", onde "70 por cento da população vivia abaixo da linha da pobreza" em 2010, e onde "o cumprimento da maioria das metas de desenvolvimento do milénio está fora do alcance" do horizonte de 2015.

Com uma capital sem luz grandes períodos do dia (o resto do país quase não é servido), com infraestruturas básicas, como os portos, deterioradas, com um sistema de saúde do qual os guineenses com dinheiro fogem, com uma sistema de ensino sempre em convulsões e com greves intermináveis dos professores (sem resolução até agora), a pobreza "tem de facto piorado" desde 2002, diz o relatório do Banco Mundial.

O rendimento 'per capita' em 2010 foi estimado em 500 dólares, o PIB (produto interno bruto) é dos mais baixos de África, 1,7 mil milhões de dólares (o de Portugal é superior a 230 mil milhões), e o orçamento de Estado para este ano é de 175 milhões de euros.

É este o país que vai a votos dia 18, um país onde mais de metade dos adultos é analfabeta, onde a esperança de vida é de 48 anos, e onde a mortalidade infantil é de 20 por cento (193 de 1000 nados vivos em 2009), ainda que tenha uma população também das mais jovens: 80 por cento tem menos de 35 anos e metade menos de 15 (crescimento estimado entre 2,5 a 2,7 por cento ao ano).

Mas é também o país que registou melhorias em praticamente todos os setores nos últimos anos, com um crescimento económico de 5,3 por cento, no ano passado, com investimentos em infraestruturas e com uma dívida externa perdoada.

Este ano, pela primeira vez na sua história, as receitas correntes chegam para pagar as despesas correntes, sem necessidade de ajuda externa. Ainda que não haja dinheiro para pagar as eleições, que só se realizarão graças aos financiamentos dos doadores.

Sem comentários:

Mais lidas da semana