terça-feira, 6 de março de 2012

Xavier do Amaral: Cavaco Silva recorda "figura ilustre" da história de Timor-Leste



VAM – JSD - Lusa

Lisboa, 06 mar (Lusa) - O Presidente da República recordou hoje o primeiro chefe de Estado timorense como "uma figura ilustre da história" de Timor-Leste, sublinhando o extraordinário legado de coragem na luta pela liberdade deixado por Francisco Xavier do Amaral.

"Foi com profundo pesar que tomei conhecimento da notícia do falecimento de Francisco Xavier do Amaral, figura ilustre da História do seu país, que nos deixa um extraordinário legado de coragem na luta pela independência, pela liberdade e pela consolidação do Estado de Direito democrático, em Timor Leste", lê-se numa mensagem enviada por Cavaco Silva ao seu homólogo timorense, José Ramos Horta, pela morte do primeiro chefe de Estado de Timor-Leste.

Considerando que "a dedicação à causa e ao povo timorense de Francisco Xavier do Amaral permanecerão como um exemplo e uma fonte de inspiração para o futuro", o Presidente da República apresenta na mensagem a suas "mais sinceras condolências" a Ramos Horta, ao povo timorense e, muito em particular, à família do primeiro chefe de Estado de Timor-Leste.

O primeiro Presidente de Timor-Leste, que declarou a independência em 1975, morreu hoje em Díli vítima de doença prolongada.

Francisco Xavier do Amaral era candidato às presidenciais timorenses de 17 deste mês e fora internado na semana passada, não estando a participar na campanha eleitoral, que começou a 29 de fevereiro e termina dia 14.

Também na semana passada, a doença de Francisco Xavier do Amaral levou o Parlamento timorense a reunir-se de emergência para alterar a lei eleitoral, que previa a marcação de uma nova data para as eleições por incapacidade ou morte de algum candidato.

2 comentários:

Anónimo disse...

Testemunhas oculares dizem que as forsas armadas,fieís ao general Taur Matan Ruak,ameaçam e intimidam as populações para se votarem no general.O Senhor Xanana Gusmão deve responder urgentemente pela situação,visto,ser ele o maior mentor da instabilidade e da nova democradura,que em breve instalará em Timor Leste.

Anónimo disse...

Cantigas deste anónimo.

Mais lidas da semana