terça-feira, 6 de março de 2012

XAVIER DO AMARAL, UM DOS FUNDADORES DO ESTADO TIMORENSE FALECEU EM DÍLI




 Faleceu, em Díli, Francisco Xavier do Amaral, o Avô Xavi, assim chamado carinhosamente. Era candidato à presidência da república nas eleições de 17 de Março próximo. A hora é de luto em Timor-Leste, luto que perdura após o falecimento de outro grande lutador timorense, João Carrascalão. Página Global apresenta a todos os timorenses comovidas condolências. Juntamos um compacto sobre a triste notícia (já esperada). O trabalho é da Agência Lusa com assinatura de MSE. (Redação PG – AV)

Funeral de Xavier do Amaral realiza-se quinta-feira, anuncia sobrinho

Díli, 06 mar (Lusa) - O funeral de Francisco Xavier do Amaral realiza-se quinta-feira no Jardim dos Heróis, em Metinaro, a cerca de 30 quilómetros a Leste de Díli, disse hoje à agência Lusa Fernando de Araújo, sobrinho do falecido primeiro Presidente timorense.

Segundo Fernando de Araújo, o corpo de Francisco Xavier do Amaral, que está a ser velado na residência da família em Díli, será levado quarta-feira às 09:00 (00:00 em Lisboa) para o Parlamento nacional, onde será feita uma declaração política.

As cerimónias fúnebres prosseguem no Palácio Nobre Lahane, antiga residência do governador português, acrescentou o sobrinho de Francisco Xavier do Amaral.

Francisco Xavier do Amaral, que era candidato às presidenciais do próximo dia 17 de março, morreu hoje em Díli, vítima de doença prolongada.

O estado de saúde do candidato obrigou o parlamento timorense a reunir-se a semana passada para aprovar alterações à lei eleitoral para o Presidente da República, que previa, em caso de morte de um candidato, o reinício de todo o processo eleitoral e a marcação de uma nova data para o escrutínio pelo chefe de Estado.

Francisco Xavier do Amaral foi o primeiro chefe de Estado timorense e quem declarou a independência unilateral de Timor-Leste, a 28 de novembro de 1975, mas só ocupou o cargo durante nove dias, até à ocupação Indonésia, ocorrida a 07 de dezembro do mesmo ano.

Governo decreta luto nacional até quinta-feira pela morte de Xavier do Amaral

Díli, 06 mar (Lusa) - O governo de Timor-Leste decretou luto nacional entre hoje e quinta-feira pela morte do primeiro Presidente do país, Francisco Xavier do Amaral, e também candidato às próximas presidenciais, segundo um comunicado do Conselho de Ministros hoje divulgado.

"O governo decretou luto nacional em todo o território nacional, em sinal de pesar pela morte do Proclamador da Independência, senhor Francisco Xavier do Amaral", refere o documento divulgado à imprensa.

Segundo a nota, o "período de Luto Nacional tem início de imediato e termina às 18.00 horas do dia 08 de Março (quinta-feira) e durante o mesmo a Bandeira Nacional deverá ser mantida a meio-mastro ou meia-adriça".

O documento do Conselho de Ministro adianta que foi criada uma comissão para organizar as cerimónias fúnebres.

"É dever do Estado prestar-lhe as honras fúnebres adequadas a uma alta individualidade do Estado timorense, por forma a relembrar e refletir a vida de uma pessoa que teve uma ação tão significativa na independência do país", sublinha o Governo.

O Conselho de Ministros apresentou também o voto de condolências a todo o país, em particular à família enlutada e aos militantes do partido Associação Social Democrata Timorense.

Francisco Xavier do Amaral que era candidato às eleições presidenciais do próximo dia 17 morreu hoje no hospital de Díli, vítima de doença prolongada.

CNRT lamenta morte de grande homem e fundador do país

Díli, 06 mar (Lusa) - O secretário-geral do Congresso da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), Dionísio Babo, lamentou hoje, em declarações à agência Lusa, a morte de Francisco Xavier do Amaral, primeiro Presidente timorense, que proclamou a independência em 1975.

"Nós lamentos muito. É um dos fundadores deste país", afirmou Dionísio Babo, contactado pela Lusa.

Segundo Dionísio Babo, Timor-Leste "perdeu um grande homem que deu a vida pelo país e que teve a coragem de proclamar a independência".

Francisco Xavier do Amaral morreu hoje em Díli, vítima de doença prolongada.

O primeiro chefe de Estado timorense, que era candidato às presidenciais do próximo dia 17 março, tinha sido internado a semana passada.

Morte «deixa muita gente órfã» - PR Timor-Leste

Díli, 06 mar (Lusa) - O chefe de Estado timorense, José Ramos-Horta, disse hoje à agência Lusa que a morte do primeiro Presidente do país Francisco Xavier do Amaral "deixa muita gente órfã, sobretudo, os seus mais fiéis seguidores".

"Haverá poucas pessoas neste país que mais conviveu com o senhor Francisco Xavier do Amaral ao longo destes anos. E nos últimos meses, semanas e dias da sua vida estive ao seu lado, como amigo e Presidente. Ele sempre me pediu para tentar reconciliar o seu partido dividido e, sobretudo, unir o povo", disse José Ramos-Horta.

Francisco Xavier do Amaral, primeiro Presidente de Timor-Leste que proclamou unilateralmente a independência do país em 1975, morreu hoje em Díli vítima de doença prolongada.

O antigo Presidente timorense era também candidato às eleições presidenciais do próximo dia 17.

O funeral de Francisco Xavier do Amaral realiza-se na quinta-feira no Jardim dos Heróis, em Metinaro, a cerca de 30 quilómetros a leste de Díli.

Na quarta-feira realizam-se as cerimónias fúnebres no parlamento e no salão nobre do palácio da presidência timorense.

Timor-Leste «perdeu um lutador da libertação» - Fretilin

Díli, 06 mar (Lusa) - O secretário-geral da Frente de Libertação de Timor-Leste Independente, Mari Alkatiri, lamentou hoje a morte de Francisco Xavier do Amaral e a perda de um lutador da libertação.

"A Nação, como a família, está enlutada, a Fretilin está enlutada, porque perdemos um grande lutador da libertação, um dos fundadores da Nação e o proclamador da nossa independência", afirmou Mari Alkatiri.

Segundo Mari Alkatiri, o país perdeu um "nacionalista forte e consciente".

Francisco Xavier do Amaral, primeiro Presidente de Timor-Leste que proclamou a independência unilateral do país em 1975, morreu hoje em Díli vítima de doença prolongada.

Francisco Xavier do Amaral era candidato às eleições presidenciais do próximo dia 17.

"Uma perda para todos os timorenses" - candidatura de Fernando La Sama de Araújo

Díli, 06 mar (Lusa) - O mandatário da candidatura de Fernando La Sama de Araújo às presidenciais de dia 17 em Timor-Leste, João Boavida, lamentou hoje a morte de Francisco Xavier do Amaral, considerando que é "uma perda para todos os timorenses".

"É uma perda para todos os timorenses, sendo ele o proclamador da República em 1975", afirmou João Boavida.

O mandatário de Fernando La Sama de Araújo destacou também o trabalho que Francisco Xavier do Amaral fez pela democracia no país.

O primeiro Presidente de Timor-Leste e que declarou a independência em 1975 morreu hoje em Díli vítima de doença prolongada.

Francisco Xavier do Amaral era candidato às presidenciais de dia 17.

O candidato falecido, que foi o primeiro Presidente de Timor-Leste, em 1975, tinha sido internado a semana passada e não estava a participar nas atividades da campanha eleitoral, que começou a 29 de fevereiro e termina a 14 de março.

A doença de Francisco Xavier do Amaral levou o parlamento timorense a reunir-se de emergência na semana passada para alterar a lei eleitoral, que previa a marcação de uma nova data para as eleições por incapacidade ou morte de algum candidato.

Timor-Leste "perdeu um grande homem" - candidatura de Taur Matan Ruak

Díli, 06 mar (Lusa) - A candidatura de Taur Matan Ruak às eleições presidenciais de dia 17 em Timor-Leste reagiu hoje à morte de Francisco Xavier do Amaral considerando que o país "perdeu um grande homem" e um "grande líder".

"Timor-Leste perdeu um grande homem, um grande líder que declarou a independência unilateral do país num momento difícil", afirmou à Lusa José Belo, da candidatura do ex-chefe das Forças Armadas.

Segundo José Belo, o general Taur Matan Ruak recebeu a "informação com grande tristeza".

"Vamos lembrar Francisco Xavier do Amaral para sempre", afirmou.

Francisco Xavier do Amaral, que foi o primeiro Presidente timorense e proclamou unilateralmente a independência do país em 1975, morreu hoje em Díli vítima de doença prolongada.

Francisco Xavier do Amaral era também candidato às eleições presidenciais do próximo dia 17.

O candidato falecido, que foi o primeiro Presidente de Timor-Leste, em 1975, tinha sido internado na semana passada e não estava a participar nas atividades da campanha eleitoral, que começou a 29 de fevereiro e termina a 14 de março.

A doença de Francisco Xavier do Amaral levou o parlamento timorense a reunir-se de emergência na semana passada para alterar a lei eleitoral, que previa a marcação de uma nova data para as eleições por incapacidade ou morte de algum candidato.

Conselho de Estado timorense perdeu dois elementos em menos de um mês

Díli, 06 mar (Lusa) - O Conselho de Estado de Timor-Leste, órgão consultivo do Presidente timorense, perdeu dois elementos em menos de um mês, depois da morte dos conselheiros Francisco Xavier do Amaral, hoje, e de João Carrascalão, no passado mês de fevereiro.

Francisco Xavier do Amaral, que morreu hoje no hospital de Díli, fazia parte do Conselho de Estado por ser o primeiro Presidente de Timor-Leste.

João Carrascalão, que morreu no passado mês de fevereiro, tinha sido designado para Conselheiro de Estado pelo Presidente do país, José Ramos-Horta.

O Conselho de Estado timorense é composto pelo chefe de Estado, o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, o presidente do parlamento, Fernando La Sama de Araújo.

Fazem ainda parte do Conselho de Estado cinco elementos designados pelo Presidente timorense e outros cinco designados pelo parlamento nacional.

Sem comentários:

Mais lidas da semana