terça-feira, 3 de abril de 2012

AGENTES DA PSP VÃO SER PUNIDOS POR AGRESSÕES NO CHIADO




Anabela Natário e Rosa Pedroso Lima - Expresso

Os agentes da PSP envolvidos nos incidentes do Chiado vão ser punidos. Um primeiro relatório foi, ontem à noite, entregue ao ministro.

Em tempo recorde, a inspectora geral da Administração Interna, Margarida Blasco, entregou ontem, por volta das 21h, o relatório do processo de averiguações aos incidentes do Chiado, no passado dia 22. Conforme o Expresso noticiou, a IGAI aponta para a abertura de processos disciplinares aos polícias envolvidos.

O processo de averiguações da Inspeção-Geral recolheu indícios suficientes para a instauração de processos disciplinares a alguns dos agentes da PSP envolvidos e responsáveis por agressões contra manifestantes e repórteres fotográficos.

Num processo de averiguações desta natureza a lei dá três possibilidades, o arquivamento, a instauração de um inquérito para aprofundar as investigações e, por último, a recomendação de acções disciplinares. A opção por esta última significa que a IGAI obteve provas suficientes da conduta indevida dos agentes.

Segundo o que o Expresso apurou junto de fonte oficial, a IGAI defende ainda uma alteração de procedimentos da polícia em futuras manifestações, recomendações que serão agora avaliadas pelo ministro da Administração Interna.

Miguel Macedo estará amanhã à tarde na comissão parlamentar para dar explicações aos deputados sobre os incidentes do dia da greve geral. O pedido foi feito pela bancada parlamentar do Bloco de esquerda e o ministro deverá levar ao conhecimento dos deputados o teor do relatório recebido hoje da IGAI.

Opinião Página Global

Comecemos por não ignorar que existe pessimismo, desconfiança e certezas de falta honestidade política e profissional naquilo que envolvem estas situações de violência policial, relatórios, inquéritos, etc., etc. Isso mesmo nos diz a memória.

Considerando que do relatório anunciado só transpira para a comunicação social as partes que as entidades envolvidas considerem convenientes – e isso só porque não conseguiram aplacar a indignação devida a existirem jornalistas vítimas da brutalidade policial – vale a pena arriscar que vai acontecer o que é costume: mais do mesmo. Ilustrando: incha, desincha e depois passa. Polícias e governantes, a própria justiça, são agentes que andam de mãos dadas e que só se não puderem é que não se encobrem uns aos outros quando toca a reunir. É aquilo que temos visto neste país com tanto mar mas incapacitado de o aproveitar.

Sai o relatório, fazem-se “sessões de esclarecimentos” para deputados, fazem-se promessas de punições a uns quantos (de preferência à raia-miúda), não tocam em chefias, em direções, em ministérios (responsáveis pelo crescendo de violência da PSP). Nem mudam moscas nem a muita porcaria que inunda a instituição. Se não rolam cabeças de altos responsáveis de nada serve punirem agentes executantes porque tudo se voltará a repetir, como convém a este governo PSD que tem por praxe a violência policial desde que Cavaco Silva foi primeiro-ministro, em 1994. 

A credibilidade do ministro da polícia, Macedo, da própria polícia e também do atual PGR já está há muito arrasada. Devem aos portugueses uma explicação sobre os agentes infiltrados na manifestação junto à Assembleia da República, em que a PSP usou de violência injustificada devido a agitação provocada por esses mesmo agentes infiltrados e vestindo à civil. Isso é ilegal. Sabemos. O que aconteceu ao inquérito prometido pelo PGR? Configurando uma ilegalidade, sendo demonstrado por fotos e vídeos, porque “abafaram” o caso? Ou ainda não chegaram a conclusões?

Naquele caso não aconteceu agredirem jornalistas, só os manifestantes pacíficos, o povo. Será por essa razão que não deram a importância devida ao comportamento da PSP e daí os prevaricadores ficarem impunes? No Chiado agrediram jornalistas. Serão somente esses agentes que os agrediram os “maus da fita”? E vão dar louvores aos outros agentes que agrediram transeuntes, mulheres, idosos – simples mirones – e também manifestantes que estavam a usar de um direito constitucional? Se não tivessem agredido jornalistas as conclusões deste relatório seriam tão "radicais" e a aparentar alguma decência na reposição da legalidade? E os jornalistas teriam pressionado tanto as entidades que acharam por bem caso a classe não tivesse levado chinfalhada? Já esqueçeram os infiltrados da PSP em São Bento na greve geral anterior? Pois. O povinho pode levar porrada de criar bicho porque não é da classe... e em certas coisas que até dá um certo jeito esquecer e não mais repescar. Senhores jornalistas, já perguntaram onde está o inquérito e o relatório sobre os infiltrados em São Bento na greve geral anterior a esta? Nessa a PSP não agrediu a classe, pois não?

Que raio de cozinhado vai sair deste relatório - digamos, do pós-relatório - e do que dele dirá e concluirá o ministro Macedo da polícia de segurança do passismo? (Redação – HS)

Leia mais em PSP (Polícia de Segurança do Passismo) ou em Greve Geral

Sem comentários:

Mais lidas da semana