segunda-feira, 30 de abril de 2012

António José Seguro e Carlos Gomes Júnior discutem situação na Guiné-Bissau



PCR - Lusa

Lisboa, 30 abr (Lusa) - O líder do Partido Socialista (PS) António José Seguro contactou hoje com o primeiro-ministro e candidato presidencial da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, libertado na passada sexta-feira, refere um comunicado emitido pelos socialistas.

Durante a conversa telefónica com Gomes Júnior, que esteve detido na sequência do golpe militar de 12 de abril, o dirigente do PS "transmitiu a Carlos Gomes Júnior a satisfação pela sua libertação e reiterou a total disponibilidade do Partido Socialista português para colaborar com o PAIGC no sentido do restabelecimento da legalidade e da ordem constitucional na Guiné-Bissau", precisa o texto divulgado pelo gabinete de imprensa do PS.

De acordo com o comunicado, o PS tem "acompanhado de perto os esforços de vários dirigentes do PAIGC para a criação de condições políticas que permitam o retorno à normalidade democrática na Guiné-Bissau", e reitera a necessidade de cumprimento de todas as resoluções internacionais por parte dos revoltosos e espera que o processo eleitoral seja rapidamente retomado".

Os socialistas acrescentam ainda que o seu partido tem sido informado regularmente pelo governo português de todos os esforços políticos e de todas as diligências diplomáticas desenvolvidas pelo Estado português".

Os militares protagonizaram em 12 de abril um golpe de Estado na Guiné-Bissau, prendendo o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, que acabaram por ser libertados na sexta-feira.

Sem comentários:

Mais lidas da semana