quarta-feira, 4 de abril de 2012

ASEAN: Líderes do sudeste asiático vão "intensificar esforços" no Mar do Sul da China



FV (JCS) - Lusa

Phnom Penh, 04 abr (Lusa) - A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) disse hoje que vai "intensificar esforços" para resolver as várias disputas marítimas com a China.

"Enfatizamos a necessidade de intensificar esforços para assegurar a aplicação efetiva e integral da DOC (Declaração sobre a Conduta das Partes no Mar do Sul da China) com base nas diretrizes para a implementação da DOC," afirmaram os líderes da ASEAN, num comunicado emitido no final da cimeira de dois dias.

O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, rejeitou hoje as informações de uma divisão entre as 10 nações do bloco da ASEAN sobre a forma de abordagem para a resolução das disputas territoriais.

O responsável negou igualmente a existência de alegadas pressões da China sobre o Camboja, país atualmente no exercício da presidência da ASEAN, para retirar o assunto da agenda da cimeira desta semana em Phnom Penh.

O Mar do Sul da China, uma zona marítima de grande intensidade de navegação ligando o Pacífico ao Índico, tem uma área de 3,3 milhões de quilómetros quadrados e é reclamado totalmente pela China, Taiwan e Vietname e parcialmente pelas Filipinas, Malásia e Brunei.

A disputa territorial acontece, segundo especialistas, por haver garantias de que a região tem importantes reservas de petróleo e de gás natural, recursos energéticos necessários não só ao desenvolvimento dos países regionais como também importantes para potenciar o desenvolvimento das suas economias.

Sem comentários:

Mais lidas da semana