quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bispo de Baucau teme que falte "ginástica diplomática" ao novo Presidente da República



JYMC - Lusa

Fátima, 18 abr (Lusa) - O presidente da Conferência Episcopal de Timor-Leste, Basílio do Nascimento, bispo de Bacau, disse hoje à Lusa, recear que falte "ginástica diplomática" ao novo Presidente da República para lidar com a exigência das próximas eleições legislativas.

"Como militar que é, receio que lhe falte um bocado de ginástica diplomática", explica o bispo, admitindo que "isso também tem que se aprender", lembrando, contudo, que a 07 de julho realizam-se já as eleições legislativas, que contam com 24 partidos políticos concorrentes e durante as quais, defende, o novo Presidente da República, eleito à segunda volta na passado segunda-feira, pode e deve ter um papel importante.

Em Fátima, onde participa como observador da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, Basílio do Nascimento, caracteriza ainda o general e antigo chefe das Forças Armadas de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, como "uma pessoa dialogante, muito firme nas suas convicções, muito direta".

O presidente da Conferência Episcopal de Timor-Leste mostra-se preocupado com a profusão de partidos que disputam as eleições legislativas, sustentando que "a dispersão dos votos pode colocar em causa que um partido tenha uma maioria" e, desta forma, não garantir "as rédeas do Governo" se não conseguir colocar em prática o seu programa.

"E quem sofre é o país em si", frisa, preocupado que, a confirmar-se este cenário, Timor-Leste viva um futuro marcado por "paragens sistemática ou cíclicas" de "eleições antecipadas em eleições antecipadas".

Basílio do Nascimento recorda que o problema do número de partidos já foi abordado pelo Centro Nacional de Eleições e deixa a dúvida: "Por um lado é uma expressão de liberdade, mas não sei se é fruto da imaturidade" ou se esta abundância é benéfica e se se deve deixar "que o bom senso do povo vá fazendo a seleção natural das coisas".

A Conferência Episcopal de Timor-Leste é a mais pequena do mundo, já que é constituída apenas por três bispos, de três dioceses", uma delas a de Bacau.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bispu nee nusa la tur hakmatek iha igreija bara-barak neba? Agora ema nia aman nee tama tiha ona maka foin komentariu oin-oin.

KOMENTARIU BA, IMI VISTIDU MUTIN SIRA, MAIBE KOMENTARIU SAUKATI NEBE BA FATIN MAMUK DEIT.

KOITADU TIHA DEI BA TIMOR LESTE.

Anónimo disse...

Bispu nee nusa la tur hakmatek iha igreija bara-barak neba? Agora ema nia aman nee tama tiha ona maka foin komentariu oin-oin.

KOMENTARIU BA, IMI VISTIDU MUTIN SIRA, MAIBE KOMENTARIU SAUKATI NEBE BA FATIN MAMUK DEIT.

KOITADU TIHA DEI BA TIMOR LESTE.

HUSI MILITANTE AMP HUSI DISTRITU DILI

Anónimo disse...

"Por um lado é uma expressão de liberdade, mas não sei se é fruto da imaturidade" ou se esta abundância é benéfica e se se deve deixar "que o bom senso do povo vá fazendo a seleção natural das coisas".

Senhor Bispo deixe de preocupar com a abundância de partidos políticos no país. O senhor viveu em Portugal por muitos anos e sabe-se que, depois do 25 de abril de 1974, muitos partidos foram fundados. Em Portugal partidos políticos nasceram como cogumelos, cada um funda um partido a seu gosto e mudam-se como as modelos mudas de lingeries. Entretanto com o tempo estes partidos foram desaparencendo na medida que as pessoas fadigm com políticos de meia-tigelas que querem liderar ou armarem-se em serem políticos. Disso, não pode duvidar-se senhor Bispo, que Timor-Leste seguirá os mesmos caminhos.

Devia é mais concentrar-se no bem-estar dos seu rebanho que cada dia começa a perder a esperança nos políticos por eles não beneficiar de quase nada dos bens do que país. O seu rebanho espera de si, denunciar as corrupções que líderem políticos levam a cabo de dia para dia. Esperam-se de si, de igual modo, não fechar os olhos aos gatunos que em menos de cinco (2007-2012) se enriqueceram enquanto no poder.

Não se perpetue a miséria do povo. A probreza não é fé para perpetuar. Se não olhar para o seu rebanho eles serão pobres por todos os séculos e séculos - AMEM

Mais lidas da semana