sábado, 21 de abril de 2012

Bruxelas e Luanda vão assinar documento que baliza reforço relações político-diplomáticas



EL – Lusa

Luanda, 20 abr (Lusa) - Angola e a União Europeia vão assinar em breve, em Bruxelas, um documento, denominado "Caminho Conjunto", que vai balizar o reforço da cooperação, anunciou hoje em Luanda o Presidente da Comissão Europeia.

José Manuel Durão Barroso, que termina hoje uma visita oficial de dois dias a Angola e falava numa conferência de imprensa de balanço da deslocação, precisou que o documento vai contribuir para o aprofundamento da democracia e promoção da boa governação, sustentabilidade e desenvolvimento económico e combate à pobreza, privilegiando um crescimento mais inclusivo.

"Angola tem imensas potencialidades e nós estamos a ver a melhor forma de apoiar Angola", salientou Durão Barroso, que referiu ter, no encontro que manteve com o Presidente José Eduardo dos Santos, recebido do Chefe de Estado angolano o estímulo para que a União Europeia "se concentrasse nas ações de cooperação de âmbito social".

Estas ações de cooperação deverão figurar no próximo Programa Indicativo de Cooperação plurianual, dado que o que está em vigor, que contempla um pacote financeiro de 250 milhões de euros, termina já em 2013.

Relativamente ao "Caminho Conjunto", Durão Barroso especificou que se trata de um documento a que faltam somente "pormenores técnicos" para a sua assinatura, que anunciou para "muito breve".

"O que vai ficar nesse documento, pelo menos o que está previsto, são apenas questões técnicas que falta resolver para termos o acordo de ambas as partes para a assinatura. Fará o elenco extremamente vasto de áreas nas quais podemos desenvolver a nossa cooperação", acrescentou.

Trata-se, frisou, de um instrumento de trabalho que deverá traduzir o "nível superior" que a União Europeia quer dar às relações com Angola no domínio político-diplomático.

"Com certeza figurarão lá as áreas de cooperação, mas há outros documentos, como o Programa Indicativo Nacional, que poderemos rever, para melhor focalizar as ações de cooperação com Angola. Na conversa com o Presidente José Eduardo dos Santos ficou decidido que a assinatura vai ser proximamente", sublinhou.

Durão Barroso anunciou ainda que José Eduardo dos Santos aceitou o seu convite para visitar Bruxelas, "na primeira oportunidade".

No início da conferência de imprensa, Durão Barroso destacou as diferenças que encontrou em Angola durante esta visita, relativamente à última vez que ali esteve, em 2003, quando era então primeiro-ministro de Portugal, e destacou o crescimento económico que vem sendo registado, manifestando "total confiança" no futuro econômico do país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana