AC - Lusa
Pequim, 25 abr (Lusa) - O número de chineses residentes em Angola, tema de frequente especulação, ronda os 259.000, indicou hoje em Pequim o diretor do Serviço angolano de Migração e Estrangeiros, Freitas Neto.
Em declarações à agência noticiosa oficial angolana Angop, Freitas Neto precisou que "encontram-se atualmente em Angola 258.920 chineses", 258.391 dos quais com "vistos de trabalho".
O número habitualmente referido na imprensa chinesa é de "algumas dezenas de milhares".
Segundo algumas estimativas ocidentais, seriam cerca de 70.000, empregados sobretudo na construção e reparação de estradas, caminhos-de-ferro e outras infraestruturas, mas chegou a falar-se em "quase um milhão".
O diretor do Serviço de Migraçao e Estrangeiros encontra-se em Pequim acompanhando a visita à China do ministro angolano do Interior, Sebastião Martins.
A visita, de cinco dias, ficou assinalada por um acordo de cooperação policial contra o crime organizado e transnacional, nomeadamente o tráfico de drogas e de seres humanos, assinado hoje por Sebastião Martins e pelo conselheiro de estado chinês e ministro da Segurança Pública, Meng Jianzhu.
Sem comentários:
Enviar um comentário