domingo, 15 de abril de 2012

Chegada de seis observadores da ONU à Síria prevista para hoje à noite



CFF - Lusa

Genebra, 15 abr (Lusa) - Um porta-voz do enviado especial Kofi Annan disse hoje que um primeiro grupo de seis observadores das Nações Unidas já está a caminho da Síria, devendo chegar ao país hoje à noite.

Segundo o porta-voz de Kofi Annan em Genebra, Ahmad Fawzi, o grupo de seis observadores deverá estar no terreno segunda-feira e "será rapidamente aumentado para entre 25 a 30" elementos.

Os observadores partiram um dia depois do Conselho de Segurança das Nações Unidas ter aprovado em Nova Iorque o envio de uma missão de observadores para supervisionar o cessar-fogo em vigor na Síria deste quinta-feira.

Fawzi adiantou ainda que os 15 países membros do Conselho de Segurança deverão aprovar na próxima semana o número total de elementos que fará parte desta missão, que deverá ascender a 250 observadores.

O Conselho de Segurança aprovou por unanimidade o envio de uma equipa avançada de até 30 observadores para a Síria, que terá como missão avaliar o cumprimento do cessar-fogo entre o regime de Damasco e os rebeldes.
Aprovada com 15 votos favoráveis, a resolução, que tinha Portugal entre os seus sete proponentes, é a primeira aprovada desde o deflagrar do conflito da Síria, há mais de um ano.

A resolução expressa a intenção de autorizar uma missão de supervisão da ONU para a Síria, que deverá contar com várias centenas de elementos, sujeita à "cessação sustentada da violência".

A resolução apela ainda ao governo sírio para assegurar as condições de operação de tal missão, facilitando o desdobramento "expedito e desimpedido" do pessoal e meios e assegurando liberdade de acesso, de comunicações e de contacto com indivíduos dentro do país, "sem retaliação contra tais indivíduos".

As mesmas condições devem ser asseguradas para a equipa avançada de 30 observadores militares desarmados que seguem de imediato para o terreno.

Sem comentários:

Mais lidas da semana