sábado, 14 de abril de 2012

CPLP ameaça com "sanções individualizadas" contra golpistas militares da Guiné Bissau



SBR – Lusa, com foto

Lisboa, 14 abr (Lusa) - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ameaçou esta noite propor a "aplicação de sanções individualizadas" aos militares envolvidos no golpe militar ocorrido na Guiné-Bissau na quinta-feira.

A resolução hoje aprovada em reunião extraordinária, na sede da organização lusófona, em Lisboa, adverte "todos os implicados na alteração da ordem constitucional na Guiné-Bissau, civis e militares, de que a persistência na ilegalidade conduzirá a que os Estados-membros da CPLP proponham a aplicação de sanções individualizadas por parte das organizações internacionais e regionais pertinentes".

Estas "sanções" poderão incluir a "proibição de viagens, congelamento de ativos e responsabilização criminal".

A CPLP realça ainda que "as únicas autoridades" guineenses por si "reconhecidas" são "as que resultam do exercício do voto popular, da legalidade institucional e dos imperativos da Constituição".

A organização adianta também que repudiará "quaisquer atos de entidades que possam vir a ser anunciadas na sequência do golpe militar".

Instando "todos os implicados a cessarem de imediato os atos violentos e ilegais" e exigindo "a preservação da integridade física de todos os titulares de cargos públicos e demais cidadãos que se encontram sob custódia dos militares sublevados", a CPLP condena "com veemência" o golpe de Estado registado na Guiné-Bissau e apela à "libertação imediata e condicional" dos prisioneiros políticos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana