terça-feira, 3 de abril de 2012

EUA: Atirador mata sete a tiro em universidade cristã de Oakland, Califórnia



António Rodrigues – i online

Polícia deteve o alegado autor dos disparos, homem corpulento de rasgos asiáticos, num centro comercial

Pelo menos sete pessoas morreram e três ficaram feridas, ontem, numa universidade cristã privada em Oakland, na Califórnia, depois de um atirador solitário ter entrado numa sala e disparado. De acordo com os media norte-americanos, citando as autoridades locais, a polícia já deteve o alegado autor dos homicídios.

Nas imagens da televisão local, vêem-se dois corpos tapados no relvado da Universidade Oikos. Uma porta-voz do Highland Memorial Hospital referiu que deram entrada nesta unidade de saúde quatro pessoas com ferimentos. O jornalista do “San Francisco Chronicle” refere ter visto quatro corpos cobertos por uma lona no exterior da universidade.

Os incidentes tiveram lugar às 10h40 (18h40 em Portugal continental) e o atirador – segundo a Fox News, um indivíduo corpulento de rasgos asiáticos – seria detido pela polícia menos de duas horas mais tarde no centro comercial South Shore, em Alameda, a vários quilómetros da universidade. De acordo com fonte policial, citada pelo “San Francisco Chronicle”, o suspeito terá telefonado aos pais a confessar os crimes. A polícia não adiantou quaisquer informações sobre as razões do crime, nem mesmo se o autor dos disparos era ou tinha sido estudante da universidade.

De acordo com uma testemunha, o homem terá entrado numa aula de enfermagem e disparado à queima-roupa contra um estudante antes de lançar vários tiros para o ar: “Disseram-me que o dito homem tinha um olhar de louco”, explica Angie Johnson, citada pelo “San Francisco Chronicle”.

Johnson conta que a jovem que lhe contou a história tinha um ferimento num braço “do tamanho de uma moeda de dólar com o sangue a escorrer”

Universidade Coreana

Segundo Johnna Watson, da polícia de Oakland, a Oikos, situada junto ao aeroporto internacional de Oakland, “é uma universidade coreana” que defende valores cristãos evangélicos e se destina, sobretudo, à comunidade de coreanos-americanos. Oferece cursos de Teologia, Música, Enfermagem e Medicina Asiática e garante “o mais alto padrão de educação com valor e inspiração cristãos” mas não surge na lista de escolas acreditadas pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana