JYF – Lusa, com foto
Paris, 22 abr (Lusa) - Os franceses votam hoje na primeira volta das eleições presidenciais, que segundo as últimas sondagens deverão conduzir à segunda volta, marcada para 06 de maio, o atual presidente, Nicolas Sarkozy e o candidato socialista Francois Hollande.
Hoje vão a votos 10 candidatos, da extrema-esquerda à extrema-direita, mas na última ronda de sondagens, François Hollande surge em primeiro lugar, com resultados entre os 27 e os 30 por cento. As intenções de voto em Nicolas Sarkozy surgem em queda, entre os 25 e os 26,5 por cento.
As sondagens indicam que na segunda volta Hollande tem entre 07 e 14 pontos percentuais de vantagem sobre Sarkozy.
Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita Frente Nacional, que antes era dirigido pelo pai, Jean-Marie Le Pen, e sondagens que chegaram a apontar para intenções de voto na casa dos 20 por cento, atribuem-lhe agora valores entre os 14 e os 17 por cento.
Jean-Luc Mélenchon, ex-socialista, é o rosto da Frente de Esquerda (aliança entre o Partido de Esquerda e Partido Comunista Francês). As últimas sondagens colocam-no em quarto lugar, com entre 13 e 15 por cento dos votos, mas foi o fenómeno mediático da campanha eleitoral onde se assumiu como ícone do 'renascimento' da esquerda francesa.
Nunca na V República francesa (instituída pela Constituição de 1958) um candidato presidencial conseguiu ser eleito à primeira volta. A segunda volta das eleições presidenciais em França está agendada para o dia 06 de maio. A campanha para a segunda volta arranca na próxima sexta-feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário