terça-feira, 3 de abril de 2012

Governo de Timor-Leste espera aprovação de termos de referência sobre adesão



MSE - Lusa

Díli, 03 abr (Lusa) - O chefe da diplomacia de Timor-Leste disse hoje esperar que a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) aprove os termos de referência do grupo de trabalho sobre a adesão do país à organização internacional.

Os líderes da ASEAN estão reunidos numa cimeira da organização asiática entre hoje e sábado em Phnom Penh, no Camboja.

"Espero que os líderes da ASEAN mais uma vez se debrucem sobre os termos de referência para o grupo de trabalho que foi constituído na última cimeira em Bali, em novembro do ano passado", afirmou à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

Segundo Zacarias da Costa, os líderes da ASEAN têm ainda de aprovar os termos de referência do grupo de trabalho, mas também ser mais claros sobre o prazo da adesão de Timor-Leste à organização e os passos que terá de dar até esse momento.

No âmbito do grupo de trabalho, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que já houve três reuniões dos funcionários superiores.

"Estamos a notar avanços bastante significativos, o mais importante neste momento é que já concordamos com os passos que teremos que dar", afirmou.

O caminho para Timor-Leste se tornar membro da ASEAN foi aberto em novembro quando foi decidido formar um grupo de trabalho para estudar a candidatura timorense, entregue em março de 2011.

As autoridades timorenses acreditam que Timor-Leste poderá ser membro pleno daquela organização em 2013.

Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas têm sido os países mais entusiastas da entrada imediata e incondicional, enquanto Laos, Camboja e Birmânia chegaram a defender que primeiro Timor-Leste deveria ter o estatuto de observador.

Singapura é o país que tem assumido mais reservas, defendendo que Timor-Leste deveria aguardar pela consolidação da ASEAN em 2015, por ter ainda problemas internos a resolver.

Sem comentários:

Mais lidas da semana