terça-feira, 3 de abril de 2012

Macau: Jovens asiáticos e luso-descendentes festejaram Dia da Língua Portuguesa



FV - Lusa

Macau, China, 03 abr (Lusa) - A criação de um centro de língua portuguesa em Macau seria "muito positiva" para estimular a aprendizagem, disse hoje o diretor interino do Departamento de Português da Universidade de Macau (UMAC), Yao Jing Ming.

"Esse centro, se for criado, será muito positivo para estimular a aprendizagem da língua portuguesa. A ideia é muito interessante", afirmou Yao Jing Ming à agência Lusa à margem das comemorações do Dia da Língua Portuguesa na UMAC.

O diretor interino do Departamento de Português da UMAC comentava assim o repto lançado no mês passado pelo presidente do Instituto Politécnico de Macau, Lei Heong Iok, ao Governo de Macau e Ministério de Educação chinês para a criação de um centro de língua portuguesa para melhor aproveitar o papel de Macau enquanto plataforma entre a China e os países lusófonos.

Na altura, a ideia colheu adeptos entre os deputados à Assembleia Legislativa de Macau e foi levada à sessão anual da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), em Pequim, também em março.

Yao Jing Ming acompanhou o processo à distância, mas considera que o "papel muito importante" da língua portuguesa na Região, sobretudo no "aspeto jurídico", e o crescente interesse na aprendizagem justifica a criação do centro.

"De facto, Macau tem condições para se tornar um centro de aprendizagem da língua portuguesa. Aqui temos muitos professores, vindos de Portugal, do Brasil e de outros países. Aqui temos canais de televisão em português e também a rádio", acrescentou.

A UMAC tem mais de 1.600 alunos de português. A maioria estuda a língua enquanto disciplina de opção nos cursos que frequenta, além dos cerca de 200 atualmente inscritos na licenciatura de Estudos Portugueses, 30 em cursos de mestrado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana