Brasil-América Economia – Agência Brasil
Secretária de Estado norte-americana elogiou a postura da presidente frente à corrupção em seu governo
Brasília. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou nesta terça-feira a atitude da presidente Dilma Rousseff frente à corrupção em seu governo e afirmou que a brasileira "está estabelecendo um exemplo global".
Hillary participou na manhã desta terça-feira, ao lado de Dilma, da abertura do primeiro encontro anual da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership), em Brasília.
"Não há melhor parceira que a presidente Dilma Rousseff. O comprometimento dela com a abertura, transparência, a luta dela contra a corrupção está estabelecendo um exemplo global", disse Hillary, que deixa Brasília na tarde desta terça, concluindo dois dias de visita.
Hillary ressaltou ainda a necessidade de participação da sociedade civil no controle da transparência dos governos. Ela também afirmou que é a vontade política que faz com que poderes prestem contas à população de suas ações e uso de recursos.
"Nós sabemos que corrupção mata os potenciais de um país... e a cura para corrupção é a abertura", disse.
Mais cedo, o ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União, abriu o evento afirmando que a democracia real "não se trata simplesmente de ter eleições periódicas, mas de fazer governos mais transparentes a suas populações".
A Parceria para Governo Aberto reúne 55 países que, ao aderir, se comprometem a realizar ações para ampliar a transparência de suas gestões e combater a corrupção.
1 comentário:
De fato, os EUA ESTÃO NO FUNDO DO POÇO. Para elogiarem a Dilma desse jeito, estão muito necessitados.
Enviar um comentário