sexta-feira, 20 de abril de 2012

ISABEL DA COSTA FERREIRA SERÁ A NOVA PRIMEIRA-DAMA DE TIMOR-LESTE


Sapo TL

Em Maio, quando Taur Matan Ruak tomar posse como Presidente, Isabel da Costa Ferreira será a primeira timorense a assumir a função de Primeira Dama. Defensora dos direitos humanos e activista na denúncia dos massacres e violações realizados durante o período de ocupação indonésia, Isabel Ferreira tem tido um papel preponderante nestas áreas.

Casada com Taur Matan Ruak, tem três filhos, Lola, Tamarisa, e Quesadhip. No seu percurso profissional destaca-se a participação na redacção dos artigos da Constituição da RDTL, referentes a direitos humanos e o exercício de cargos em organizações humanitárias. Também fez parte da Comissão Verdade e Amizade e em 2006 foi vice-ministra da Justiça.

Isabel da Costa Ferreira nasceu a 15 de Abril de 1974 em Same, distrito de Manufahi. Filha de Mateus Ferreira e de Ana Flora de Jesus , é a segunda filha mais nova de treze irmãos. Frequentou a escola primária em 1980 e terminou o liceu em 1993. Mais tarde, estudou Direito na Universidade Nacional de Denpasar, terminando a licenciatura em 1998.

Nesse mesmo ano assumiu as funções de Coordenadora Geral da ONG Kontras Timor-Timur, uma organização não governamental responsável pela procura de timorenses desaparecidos durante os quase 24 anos de ocupação indonésia.

Um ano mais tarde foi Directora da Comissão Direitos Humanos Timor-Loro Sa’e , um grupo de trabalho que surgiu depois do referendo , para tratar dos atentados contra os direitos humanos provocados após o pronunciamento da população a favor da independência do território.

Em 2001, é eleita Membro da Assembleia Constituinte, pelas listas da UDT e contribui na redacção dos artigos da Constituição da RDTL, referentes a Direitos Humanos.Na fase da Administração Transitória das Nações Unidas e após a Restauração da Independência, Isabel Ferreira foi vice-presidente da Cruz Vermelha Timor-Leste e assessora do então Primeiro-Ministro Mari Alkatiri para as questões dos direitos humanos.

Desde 2010 é Presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo de Promoções na PNTL e Comissária da Comissão Função Pública.

Como especialista na área da defesa dos direitos humanos é frequente participar como oradora principal em seminários e conferências internacionais organizados na Austrália, Suíça e Indonésia.

No casamento de Isabel com Taur Matan Ruak, que decorreu na catedral de Díli, a 20 de Maio de 2001, estiveram presentes alguns dos mais importantes líderes timorenses, como os comandantes Lere Anan Timor e Falur Rate Lake e Francisco Guterres Lú-Olo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sim! Desde que o atual PR foi eleito, as primeiras damas andam de-mão-em-mão. Ora a senhora Kirsty Sword Gusmão (dizem os australianos, ora a senhora Jaqueline Siapno (dizem os filipinos) ora as duas gêmeas australianas, dizem os malvados (as gêmeas foram apenas por umas horas).

Agora este assunto já está resolvido. Já temos a senhora Isabel Ferreira.

Anónimo disse...

E agora a D. Isabel Ferreira para Embaixadora de Boa-Vontade para a UNESCO em Timor-Leste? Parece que longe de ser – não é caucasus...

Anónimo disse...

Ora a estrela indonesia, Kris Dayanti, dizem os indonesios.

Anónimo disse...

Menus a Angelita Pires!

Mais lidas da semana