quinta-feira, 26 de abril de 2012

Líder do Governo promete manter-se "firme" na defesa dos direitos dos trabalhadores



DM - Lusa

Macau, China, 25 abr (Lusa) - O governo de Macau "mantém-se firme na defesa dos direitos legítimos dos trabalhadores", afirmou hoje o Chefe do Executivo, Chui Sai On, no âmbito de uma receção antecipada do 1.º de maio.

No discurso proferido durante a receção do Dia do Trabalhador - da iniciativa da Federação das Associações dos Operários de Macau -, Chui Sai On lembrou ações do governo encetadas com vista a esse fim, exemplificando com "melhorias do sistema de segurança social, da lei laboral e de contratação de trabalhadores não residentes" por via da auscultação "ampla" da opinião pública na revisão da lei sobre a matéria.

O líder do governo da Região Administrativa Especial salientou ainda "o reforço contínuo no combate ao trabalho ilegal" e "a proteção dos trabalhadores locais para que não sejam prejudicados na procura de emprego".

Segundo uma nota oficial, Chui Sai On aproveitou o encontro para garantir que a sua equipa governativa vai "continuar a incentivar as empresas a assumir de forma mais ativa as suas responsabilidades sociais".

Isto com o objetivo de "dar mais oportunidades na progressão de carreira aos trabalhadores, aprofundar a exploração do mercado de recursos humanos promover a criação de certificação profissional e o regime de avaliação técnico-profissional e de continuar a reforçar a formação e planos de reconversão" profissional.

Nas vésperas do Dia do Trabalhador, o dirigente máximo de Macau referiu ainda ser sua intenção "continuar a melhorar as condições de vida da população, esforçando-se por criar uma rede de cuidados envolvendo as áreas de saúde, educação, habitação e segurança social, no sentido de implementar uma linha de governação assente na partilha dos frutos do desenvolvimento.

No entanto, ressalvou, perante a atual situação complicada da conjuntura económica internacional, "o governo tem de estar preparado para uma eventual crise (...) e aperfeiçoar a estrutura setorial do território, equilibrar a velocidade do desenvolvimento, elevar o nível geral das condições de vida da população, implementar rigorosamente a Lei Básica, desenvolver o sistema político e manter a harmonia social".

Sem comentários:

Mais lidas da semana