quinta-feira, 26 de abril de 2012

Timor-Leste: Dinamarquês Finn Reske-Nielsen vai assumir a chefia da UNMIT - PR



MSE - Lusa

Díli, 26 abr (Lusa) - O chefe de Estado timorense, José Ramos-Horta, disse hoje que o dinamarquês Finn Reske-Nielsen vai assumir o lugar da atual representante do secretário-geral da ONU no país, Ameerah Haq, que termina funções em junho.

"O lugar será preenchido pelo senhor Finn Reske-Nielsen, que está em Timor-Leste há quase dez anos e tem uma enorme experiência", disse José Ramos-Horta.

A Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) anunciou que Ameerah Haq vai deixar de assumir funções no país em junho para ocupar, em Nova Iorque, o cargo de subsecretária-geral do departamento das Nações Unidas de apoio às missões da organização espalhadas pelo mundo.

"Foi muita bem escolhida pelo secretário-geral para este novo posto, que é extremamente importante, que coordena todo o apoio às missões da ONU pelo mundo fora. Eu felicito-a, é uma grande funcionária da ONU, uma pessoa muito dedicada e competente e uma grande amiga de Timor-Leste", afirmou José Ramos-Horta.

Segundo o Presidente timorense, Ameerah Haq fez uma "grande missão de dois anos" no país.

"É pena que se vá, mas há áreas da ONU que não podem esperar até terminar o mandato da UNMIT", acrescentou.

Ameerah Haq, do Bangladesh, foi nomeada em 2009 representante do secretário-geral da ONU para Timor-Leste, depois de ter realizado missões no Sudão e Afeganistão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana