domingo, 1 de abril de 2012

Mil detidos e 200 mil mensagens apagadas em campanha contra crime através da Internet



PAL - Lusa

Pequim, 31 mar (Lusa) -- A polícia chinesa deteve 1.065 suspeitos e apagou mais de 208.000 mensagens "nocivas" no âmbito de uma campanha contra o crime através da Internet realizada desde meados de fevereiro, anunciou hoje a agência oficial chinesa.

Os operadores de mais de três mil "sites" da Internet foram repreendidos no quadro de uma campanha para combater o contrabando de armas, drogas e produtos químicos perigosos, assim como a venda de órgãos humanos e informações pessoais, explicou a agência Nova China.

A China acelerou recentemente a sua campanha de "limpeza" da Internet, na qual muitos veem sobretudo uma censura política.

Pequim também anunciou hoje importantes restrições à utilização dos "microblogs", o encerramento de vários "sites" da Internet e a detenção de pessoas acusadas de estarem na origem de "rumores" de um golpe de Estado em Pequim.

Os dois principais serviços de "microblogs" chineses, Sina Weibo e Tencent QQ, suspenderam hoje até terça-feira a possibilidade dos internautas fazerem comentários, oficialmente para combater os "rumores nocivos".

Os internautas chineses são já alvo de censura, que bloqueia por exemplo as redes sociais Twitter e Facebook e o "site" de vídeos Youtube.

Sem comentários:

Mais lidas da semana