domingo, 15 de abril de 2012

Moçambique: Líder da Renamo diz que recebeu garantias de "viragem política" do PR



LYR - Lusa

Nampula, 15 abr (Lusa) - O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, disse hoje ter recebido do Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, "garantias de uma nova viragem política" no país, sobretudo no domínio da economia, defesa e segurança.

Dhlakama, que esta tarde se reuniu em privado com o chefe de Estado moçambicano, em Nampula, norte de Moçambique, disse ter ficado satisfeito com a forma como foram abordadas as diversas questões apresentadas pela Renamo, maior partido da oposição no país.

"Não estou para prestar relatório aos jornalistas, mas continuo a dizer que estou muito satisfeito porque não me comunicava com Guebuza. Este era um homem muito duro, mas agora parece estar a entender que o país precisa de diálogo entre as pessoas", disse o líder da Renamo aos jornalistas.

De acordo com Afonso Dhlakama, no encontro foram também abordadas as escaramuças de 08 de março deste ano, que opuseram ex-guerrilheiros do partido e agentes da polícia, em Nampula.

"Eu me queixei da provocação da polícia e ele lamentou muito", disse o líder partidário, que reside naquela cidade.

O encontro entre Guebuza e Dhlakama, o segundo realizado entre os principais dirigentes partidários de Moçambique, iniciou-se no edifício do governo provincial de Nampula às 15:15 (14:15 em Lisboa) e terminou cerca das 17 horas. Membros e simpatizantes da Renamo acorreram em massa ao local e aguardaram o seu líder com expectativa.

Não foi agendado o próximo encontro, mas Dhlakama disse ter trocado números de telefones com Guebuza, que disse servirem para contactos telefónicos permanentes sobre variados assuntos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana