MSE - Lusa
Díli, 26 abr (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, assumiu a responsabilidade pelo Ministério da Justiça até ao final do processo judicial que decorre contra a ministra Lúcia Lobato, refere em comunicado divulgado hoje à imprensa o governo timorense.
"O primeiro-ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, assumiu, no dia 23 de abril, as competências da ministra da Justiça, garantindo, assim, a continuidade das atribuições próprias do Ministério da Justiça", pode ler-se no documento.
A ministra da Justiça de Timor-Leste, Lúcia Lobato, começou na segunda-feira a ser julgada pelo Tribunal Distrital de Díli por alegados crimes de corrupção, abuso de poder e falsificação de documentos.
O julgamento estava inicialmente previsto para começar a 23 de maio, mas foi antecipado, depois de o parlamento ter suspenso a ministra de funções no passado mês de março.
Segundo o despacho do Tribunal Distrital de Díli, a que a agência Lusa teve acesso, a acusação pública é deduzida contra Lúcia Lobato e contra um homem identificado como António de Araújo Freitas.
O despacho refere também que os arguidos são "acusados do crime de corrupção, abuso de poder e de falsificação de documento", nomeadamente por favorecimento em concursos públicos para a construção de conservatórias de registo civil em vários distritos.
Sem comentários:
Enviar um comentário