quarta-feira, 11 de abril de 2012

Português que estava em Banda Aceh está a salvo nas montanhas - embaixada portuguesa



CFF (FPA) - Lusa

Lisboa, 11 abr (Lusa) - Um português que estava na cidade de Banda Aceh, ilha indonésia de Samatra, onde hoje foi registado um sismo seguido de alerta de tsunami "está bem", tendo-se refugiado nas montanhas, disse à Lusa fonte da embaixada portuguesa em Jacarta.

"Entrei em contacto com um português que estava no sítio onde houve o terramoto, muito perto da praia. Sentiu o terramoto, fugiu para as montanhas e está a salvo neste momento. Não tenho mais informação de portugueses em Banda Aceh, mas sei que pode haver mais na ilha de Samatra e estamos a fazer todas as diligências para entrar em contacto com esses cidadãos nacionais", disse à agência Lusa por telefone Carla Castelo, da embaixada de Portugal em Jacarta.

A diplomata adiantou ter conhecimento que poderá haver pelo menos mais dois portugueses de férias na ilha Indonésia, onde hoje foi registado pelas estações internacionais um sismo de magnitude 8,7.

Carla Castelo referiu não dispôr de muitas informações por "estar tudo a acontecer no momento", adiantando que todas as informações indicam que "não há danos sérios".

"A informação que temos é que houve um terramoto de 8,5 seguido de outro de 6,7. Houve um alerta de tsunami. Não temos muitas informações porque está tudo a acontecer no momento. Entrámos em contacto com várias pessoas na região que nos informam que até ao momento não há mortos. Há alguns feridos que estavam numa escola cujo teto ruiu", disse.

Depois do sismo, os países do sudeste asiático emitiram alertas de tsunami e apelaram às populações que se afastem das zonas costeiras.

Os centros de monitorização dos EUA e da Indonésia emitiram um alerta de tsunami para todo oceano Índico, incluindo a Indonésia, Índia, Sri Lanka, Austrália, Birmânia, Tailândia, Maldivas e outras ilhas do Pacífico, Malásia, Paquistão, Somália, Oman, Irão, Bangladesh, Quénia, África do Sul e Singapura.

Segundo as autoridades norte-americanas, o sismo, que abalou a costa da ilha de Samatra, ocorreu às 15:38 locais (09:38 em Lisboa) a uma profundidade de 33 quilómetros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana