terça-feira, 17 de abril de 2012

PR e PM de Cabo Verde felicitam Taur Matan Ruak e elogiam "dignidade" de Horta



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 17 abr (Lusa) - O Presidente e o primeiro-ministro de Cabo Verde congratularam-se hoje com a eleição de Taur Matan Ruak para chefe de Estado de Timor-Leste, deixando também elogios à "dignidade" do Presidente cessante, José Ramos-Horta.

Em declarações separadas aos jornalistas, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves felicitaram o povo timorense pela forma ordeira e pacífica como decorreram as duas voltas das presidenciais timorenses e manifestaram vontade em aprofundar as relações de cooperação entre os dois países.

"Queria felicitar o novo presidente eleito, Taur Matan Ruak e desejar-lhe muitos sucessos e também o povo de Timor-Leste pelo processo democrático. Foram as primeiras eleições feitas e superintendidas totalmente pelo Governo e pelas instituições de Timor-leste", realçou Jorge Carlos Fonseca.

Por seu lado, José Maria Neves, felicitou Taur Matan Ruak e considerou que o ato eleitoral timorense constitui uma "grande vitória da democracia", sublinhando que contribuiu para a consolidação do Estado de Direito Democrático, para a densificação da sociedade civil e para a afirmação da cidadania em Timor-Leste.

Ambos reiteraram disponibilidade para estarem presentes, se para tal forem convidados, na tomada de posse de Taur Matan Ruak, cerimónia marcada para 20 de maio, data do 10.º aniversário da independência de Timor-Leste.

Sobre o Presidente cessante, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves consideraram-no uma "grande personalidade", tendo o chefe de Estado cabo-verdiano lembrado o percurso "relevante e importante" de José Ramos-Horta não só na luta de libertação timorense como também no plano das relações internacionais.

"É uma grande personalidade. Sobretudo a sua humildade, generosidade e toda a disponibilidade para trabalhar para o Povo Maubere. Foi muito digna a forma como encarou os resultados das eleições e a sua determinação e vontade em continuar a trabalhar para a consolidação de um Estado de Direito democrático e para a afirmação de uma agenda de desenvolvimento para Timor-Leste", disse, por sua vez, o primeiro-ministro cabo-verdiano.

"É um grande lutador pela liberdade e dignidade do povo maubere e hoje deve merecer todo o reconhecimento dos timorenses e de todos nós que falamos a Língua Portuguesa", concluiu.

Taur Matan Ruak, ex-chefe das forças armadas timorenses, foi eleito domingo presidente de Timor-Leste após vencer a segunda volta das presidenciais timorenses.

Segundo os resultados provisórios distritais divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, o general venceu com 61,23 por cento, derrotando Francisco Guterres Lu Olo, que obteve 38,77 por cento dos votos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana