domingo, 22 de abril de 2012

Primeiro-ministro de Cabo Verde inicia hoje visita de trabalho de dois dias a Portugal



JSD - Lusa, com foto

Lisboa, 22 abr (Lusa) - O primeiro-ministro de Cabo Verde chega hoje a Portugal para uma visita de trabalho de dois dias, primeira etapa de uma digressão que o levará, ao longo de uma semana, à Bélgica, Luxemburgo e Alemanha.

José Maria Neves, que chega às 08:00 de hoje a Lisboa, tem como único ato oficial a inauguração, à tarde, do Centro de Acolhimento do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) cabo-verdiano, no Prior Velho, onde os doentes cabo-verdianos enviados para tratamento em Portugal poderão permanecer durante o período de assistência médica.

Recentemente, em declarações à agência Lusa, a ministra da Saúde de Cabo Verde, Cristina Fontes Lima, indicou estarem identificados mais de 400 doentes cabo-verdianos a receber tratamento em Portugal.

Na segunda-feira de manhã, José Maria Neves terá um pequeno-almoço com os embaixadores acreditados em Cabo Verde mas residentes em Portugal, além de um encontro com a administração da Portugal Telecom, dando início à renegociação do contrato de concessão da Cabo Verde Telecom (participada da PT).

Ainda na segunda-feira, José Maria Neves manterá um encontro com o representante em Portugal da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, almoçará com a vereação de Torres Novas e proferirá uma conferência sobre o Poder Local e a Construção do Estado de Direito Democrático em Cabo Verde para estudantes universitários.

Ao fim da tarde de segunda-feira, José Maria Neves viaja para Bruxelas, onde se reunirá com o Presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, com o desejo de reforçar a parceria especial entre a União Europeia e Cabo Verde, assinada em 2008, que engloba vários pilares, com destaque para a Parceria para a Mobilidade.

Sem comentários:

Mais lidas da semana