sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sport Díli e Benfica: “DESPORTO MERECE MAIS APOIO DO GOVERNO”, Fernando Encarnação



Sapo TL

O clube existe desde 1938 mas durante a ocupação indonésia o Sport Díli e Benfica (SDB) hibernou. Logo após os violentos acontecimentos de 1999 tentou-se reerguer a maior instituição desportiva timorense, mas sem sucesso. Finalmente em 2009, criou-se uma nova comissão organizadora encabeçada por Fernando Encarnação. Agora é tempo de celebrar os 10 anos de independência de Timor-Leste.

Estamos no ano 2005 e a Costa do Marfim qualifica-se para o seu primeiro campeonato do mundo de futebol. A sua figura de proa e jogador do Chelsea, Didier Drogba, dirigiiu-se à nação e proferiu um discurso de corar qualquer político.

"Marfinenses, homens e mulheres, do norte e do sul, do centro e do oeste, vocês já viram isso. Provamos a vocês que o povo da Costa do Marfim pode viver junto, lado a lado, jogar junto com o mesmo objetivo: a classificação para o Campeonato do Mundo. Nós prometemos que esta celebração uniria as pessoas. Agora estamos a pedir que vocês façam disso uma realidade. "O resultado é sobejamente conhecido e a tensão no país diminui. Tudo por um denominador comum: o desporto.

E Timor-Leste poderá eventualmente seguir o mesmo exemplo.

“Queremos investir muito na formação dos jovens através do desporto,” diz o Presidente do Sport Dili e Benfica, Fernando Encarnação. “Queremos ter uma componente muito forte não só através do desporto, mas também em termos de educação cívica e questões que envolvam nutrição, higiéne e também ao nível ambiental. Achamos que o desporto tem muito a oferecer aqui em Timor-Leste,” garante.

Durante estes últimos 10 anos o país passou por momentos de crise, nomeadamente em 1999 e 2006. Fernando Encarnação não tem dúvidas que “os jovens têm sido parte activa nessas crises” e o SDB vem como “agente de mudança da sociedade.”

Em 2009 criou-se finalmente uma nova comissão organizadora em que foram redigidos os novos estatutos e eleitos os orgãos sociais. A prioridade está na recuperação do património. “Conseguimos com algum esforço reabilitar as oito salas que ficaram completamente destruídas em 1999. Hoje em dia há reuniões semanais, temos cinco secções desportivas no activo e com o apoio de uma outra entidade estamos a recuperar o salão nobre do clube,” informa.

Modalidades e escolinhas do Real Madrid

Ciclismo, futsal, voleibol de praia e futebol 11 são algumas das modalidades que o clube dispõe e até ao momento são 80 os atletas registados. No ano passado fomos campeões nacionais em ciclismo, tanto no masculino como feminino. Participamos no Tour de Timor e a nivel nacional dominamos, no volei de praia fomos campeões na classe feminina,” exemplifica.

Fernando Encarnação vê com bons olhos a criação de escolinhas de futebol em Timor-Leste por parte do gigante Real Madrid e lamenta que o Sport Lisboa e Benfica (SLB) não siga o mesmo caminho.

“É pena que o SLB não aponte para Timor-Leste, já que este é um país essencialmente jovem (70% da população está abaixo dos 26 anos). O futebol é o desporto rei e existe muito talento e com certeza que no futuro poderiam retirar alguns dividendos.” Por agora é altura de celebrar os 10 anos de independência do território, este sábado, no Xanana Sport Center, em Díli.

“O SDB quis-se juntar a um marco histórico do próprio país. Este evento também serve para juntar os vários sócios e angariar de fundos.”

Fernando Encarnação é da opinião que “o o desporto, quando organizado através de instituições, dá garantias sustentabilidade. Acho que merecíamos mais apoio do governo,” conclui.


Sem comentários:

Mais lidas da semana